6 cuidados com os pés que todos deveriam ter


Você só se lembra deles quando doem? Confira os passos para mantê-los saudáveis e bem tratados todos os dias


Responda rapidamente: você tem tratado seus pés com carinho? Se a sua resposta foi “nem sempre”, fique esperto! Motivos não faltam para dedicar atenção redobrada a essa região. Afinal, são eles que sustentam o peso do nosso corpo e, muitas vezes, passam horas e horas apertados dentro de calçados desconfortáveis. 


Depois de tanto sufoco, é justo que recebam alguns cuidados especiais, você não acha? Veja como alguns hábitos simples podem deixá-los mais saudáveis, macios e bonitos. 


  1. Higiene em dia: manter os pés higienizados é fundamental para evitar chulé, frieiras e micoses. Assim, lave-os diariamente com água e sabão ou sabonete e, na sequência, enxugue-os muito bem – inclusive entre os dedos – já que o ambiente úmido é propício para proliferação de fungos e bactérias causadores de problemas. 

  2. Hidratação no capricho: pés ressecados correm risco de rachar – principalmente nos calcanhares. A saída é aplicar um hidratante específico para a região, de preferência um creme hidratante que, além de repor a água perdida e amaciar a pele, forma uma película protetora que previne a desidratação. Se quiser potencializar a absorção do produto, aplique o creme nos pés antes de dormir e enrole-os em plástico PVC.

  3. Esfoliação semanal: para prevenir o ressecamento e as rachaduras não basta hidratar, é preciso, também, esfoliar. Essa etapa deve ser realizada uma vez por semana para remover as células mortas e, assim, aumentar a penetração dos agentes hidratantes. Evite o uso de lixas, que agridem a região e podem provocar o efeito rebote, ou seja, engrossar ainda mais a pele. O ideal é recorrer aos cremes esfoliantes específicos para os pés, que afinam e promovem a renovação do tecido com delicadeza.

  4. Atenção ao cheirinho: os segredos para prevenir o chulé são caprichar na higiene, ficar descalço sempre que possível e substituir a meia sintética pela de algodão, que absorve melhor a umidade e protege de micoses e maus odores. Se houver suor excessivo na região, siga diariamente este ritual: após lavar e enxugar bem os pés, aplique um desodorante antitranspirante próprio para essa área, que previne a transpiração excessiva e mantém o local seco e protegido.

  5. Unhas bem tratadas:  deixá-las bem cortadas faz parte da higienização, pois o acúmulo de sujeira pode provocar infecções ou inflamações. Mas, para evitar que encravem, o ideal é não cortar a unha até a pele – mantenha sempre uma pequena porção da borda livre e os cantos em formato quadrado. E atenção: sempre esterilize seus utensílios de pedicure, como tesoura e alicate, e nunca compartilhe essas ferramentas com outras pessoas. Ah! Mais uma dica: lembre-se de retirar o esmalte das unhas para que possam respirar entre uma aplicação e outra.

  6. Calçados adequados: opte por modelos que facilitem a entrada de ar e permitam que os pés respirem. Os abertos são os mais indicados, enquanto os sapatos de plástico e borracha, assim como as sapatilhas, devem ser evitados por provocarem aumento da transpiração. Vale, ainda, aplicar os desodorantes antitranspirantes para os pés também dentro dos sapatos para prevenir a umidade e o chulé.


Com essas dicas, seus pés ficarão saudáveis e livres de mau cheiro, você vai ver!


Fonte: saude.abril

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