Para manter a pele do bebê saudável, são necessários produtos voltados especialmente para os pequenos; veja quais são
Manter a pele do bebê saudável exige cuidados especiais. Afinal, o tecido cutâneo dos pequenos é extremamente delicado e precisa de atenção dos pais em momentos como o banho ou mesmo na hora de passar loções e outros produtos dermocosméticos.
Para saber como manter a pele do bebê sempre fresquinha e saudável, conversamos com especialistas que indicaram os itens essenciais para ter sempre disponíveis para a saúde dermatológica dos pequenos.
Itens para manter a pele do bebê saudável
Para que a pele do bebê esteja sempre saudável, é importante ter sempre em vista os seguintes produtos:
1 - Sabonete hipoalergênico adequado ao pH da pele do bebê
2 - Hidratante infantil
3 - Creme de barreira (pomada)
4 - Lenços umedecidos
5 - Protetor solar fator 30 (no mínimo)
6 - Algodão e água morna
A recomendação dos itens acima deve-se às características da própria pele dos bebês. Por terem o tecido cutâneo com uma textura mais fina, delicada e sensível do que adultos, os bebês necessitam de artigos dermocosméticos produzidos especialmente para a pele infantil.
"É importante saber escolher bem os produtos usados na pele do bebê, que não devem ser os mesmos para a pele do adulto. O pH da pele do bebê é diferente da pele do adulto. Então os pais devem optar por um produto que respeite esta diferença", avisa a pediatra Patrícia Rezende, do Grupo Prontobaby.
Os produtos citados são importantes para a hora do banho do bebê - higienização que, por sinal, deve ser bem rápida - para não agredir o corpo do neném - e realizada todos os dias.
"Os banhos devem ter, no máximo, cinco minutos de duração. Quando for realizá-lo, use sabonetes líquidos que não interfiram no pH da pele do bebe e não use esponjas, mesmo que suaves, para evitar agressões na pele", diz Manoela Fassina, dermatologista da Clínica Leger.
A pediatra Patrícia também recomenda passar o creme de barreira (pomada) para evitar assaduras devido ao contato com resíduos, como urina e fezes, e o hidratante corporal infantil logo após o banho. "É quando a pele consegue absorver melhor a hidratação", explica a médica.
Lenços umedecidos
A higienização feita com lenços umedecidos é uma alternativa prática aos pais na hora de trocar a fralda. Entretanto, não é necessário que sejam usados de forma recorrente.
"Deixe os lenços umedecidos para serem usados na rua, em situações em que você não tenha acesso à água morna. Opte por algodão e água morna, ou produtos específicos disponíveis em farmácias, desde que não agridam a pele do bebê e ajudem a retirar os resíduos", explica Manoela.
Cuidado com o sol
Por apresentarem uma quantidade menor de melanina, bebês, de uma forma geral, são bastante fotossensíveis e, consequentemente, têm uma chance maior de desenvolverem queimaduras solares.
Por esse motivo, o uso do protetor solar é importante desde cedo. "Sabemos que [essa vulnerabilidade ao sol] está relacionada a uma maior chance de desenvolver câncer de pele na fase adulta. A partir dos seis meses de idade, podemos começar a usar protetor solar que seja, pelo menos, de fator 30", indica Manoela.
Produtos de pele para bebês: atenção
Ao escolher itens para a pele do bebê, vale a pena atentar-se à composição dos produtos. É importante, por exemplo, evitar artigos com parabenos, que não sejam hipoalergênicos ou não tenham Ph equilibrado, que não tenham passado por testes dermatológicos ou que tenham conservantes que possam agredir a pele do neném.
Fonte: minha vida
Comentarios