7 terapias naturais que ajudam contra insônia, ansiedade e estresse


Tratamentos naturais usam recursos disponíveis na natureza e utilizam métodos que não agridem o organismo


Insônia, ansiedade e estresse são questões que podem se relacionar entre si. A ansiedade causa estresse, que por sua vez pode levar tanto à insônia aguda como à crônica. Assim como a falta do sono de qualidade pode causar estresse e ansiedade.


Tudo isso faz com que o bem-estar físico e mental entre em desequilíbrio. Para promover uma boa qualidade de vida, é preciso investir na saúde como um todo, garantindo uma mente tranquila e corpo descansado.


Para tal, é possível optar pelo uso de medicamentos - prescritos após uma consulta médica - ou por terapias naturais, que fazem uso dos recursos disponíveis na natureza e utilizam métodos que não agridem o organismo, tratando e prevenindo doenças e outras condições.


Saiba mais sobre sete terapias naturais que são capazes de melhorar a qualidade de vida e tratam questões como insônia, ansiedade e estresse.


Cromoterapia


"A cromoterapia é uma técnica que utiliza as cores do espectro solar com finalidade terapêutica. Muito usada por terapeutas holísticos mas que agora também pode ser acessada através do Sistema Único de Saúde (SUS) como prática integrativa", explica o cromoterapeuta Marcelo Syring.


Segundo o profissional, as cores podem promover, em conjunto com outros recursos, melhora da saúde física - contribuindo na melhora de qualquer problema ou indisposição -, emocional e mental - promovendo equilíbrio e harmonia.


Segundo a psiquiatra Elen Oliveira, a terapia, porém, ainda não dispõe de comprovação científica de melhoria nos quadros.