Alimentos Importantes para a Saúde da Mulher


As mulheres têm necessidades específicas de saúde (como ginecológicas, por exemplo). Nesse sentido, a alimentação é uma das vertentes importantes para a saúde feminina.


Os hábitos alimentares contribuem com o bem-estar e a disposição necessários para as atividades do dia a dia. Uma dieta equilibrada pode contribuir com a saúde do corpo e da mente da mulher em todos os estágios da vida, como por exemplo:


Fase Menstrual


Inchaço, dores de cabeça e nos seios, humor alterado, vontade de comer chocolate compulsivamente. Esses são sintomas características da tensão pré-menstrual. Esse é o período que acontece, em média, entre o décimo dia do ciclo e dois dias após o início da menstruação. Durante o período, o organismo precisa de um reforço de nutrientes como vitaminas do complexo B, fibras, ácidos graxos, vitamina E e minerais, que funcionam para evitar esses indesejados sintomas.


Como mensalmente perdemos sangue pela menstruação, há a constante preocupação com o consumo adequado de ferro. Se não for possível conseguir doses adequadas de ferro através da alimentação, o ideal é fazer a suplementação. Confira sua ferritina: ela deve estar entre 50ng/ml e 70ng/ml. Para uma boa absorção do ferro, é necessário a vitamina C. Os alimentos fontes de vitamina C são as frutas cítricas: laranja, morango, maçã, acerola e tangerina. Esses alimentos são também antioxidantes, ou seja, combatem os radicais livres evitando o envelhecimento.


O inhame ameniza as cólicas menstruais e outros sintomas das TPM; reforça as defesas do organismo, estimula a libido e tem ação antiinflamatória, deixando o organismo menos suscetível ao acúmulo de líquido e toxinas — evitando até a celulite. O cacau, principal ingrediente do chocolate, tem um antioxidante poderoso que trabalha aumentando a irrigação sanguínea, retardando o aparecimento de rugas. O chocolate meio amargo, além de ser antioxidante, é também rico em flavonoides. Ajuda até na TPM, pois traz sensação de bem-estar.


Fase da Menopausa