O consumo de frutos do mar normalmente cresce no verão. Compare os nutrientes dessas duas receitas e aproveite o calor para experimentá-las
Chegamos àquela época em que as temperaturas sobem, as pessoas vão mais à praia e o consumo de peixes e frutos do mar acompanha o movimento. Para a nutricionista Jéssica Valentim, da clínica Edy Guimarães Estética, em São Paulo, esses alimentos merecem crédito o ano todo. “Eles exercem atividade anti-inflamatória e estão associados à proteção contra doenças do coração e AVC”, resume.
Jéssica conta que o camarão e o siri oferecem ótimas doses de proteínas, vitaminas e minerais. “E ambos são fontes de gorduras boas”, completa. Mas a casquinha de siri tem ligeira vantagem. “É que apresenta mais cálcio e zinco e um menor teor de colesterol”, explica a nutricionista.
Ela lembra que preparar esses pratos em casa dá a oportunidade de pensar em ajustes para deixá-los mais saudáveis. Mas atenção à procedência dos frutos do mar, ao cheiro e à aparência. Eles estragam muito rápido, ainda mais no calor.
Energia
Camarão: 143 cal
Siri: 146 cal
Cálcio
Siri: 241 mg
Camarão: 108 mg
Proteínas
Siri: 15 g
Camarão: 12 g
Zinco
Siri: 2,9 mg
Camarão: 1 mg
Colesterol
Siri: 59 mg
Camarão: 134 mg
Carboidratos
Camarão: 5,8 g
Siri: 6 g
(Os valores se referem a casquinhas de 100 gramas)
Placar da Saúde
Siri 4 x 2 Camarão
Fonte: saude.abril
Comments