Como acabar com a coriza – Remédios e dicas


A coriza é um sintoma que incomoda bastante. Saiba aqui como acabar com a coriza com os melhores remédios e dicas.


O corrimento nasal é geralmente resultado de uma infecção viral – como gripe ou resfriado, por exemplo. Mas ter o nariz escorrendo também pode ser um sintoma de Covid-19. Por isso, se você sentir outros sintomas como febre e tosse, é fundamental procurar um médico.


Ainda assim, é mais provável que o seu nariz escorra por causa de uma alergia respiratória ou até mesmo por conta de uma mudança brusca na temperatura. Nesses casos, é possível tratar a condição em casa com alguns remédios ou dicas caseiras.


Como acabar com a coriza


Quem sofre de rinite alérgica sabe bem o que é ter coriza. De fato, o corrimento nasal é irritante e atrapalha muito no dia a dia.


O nariz escorrendo (ou rinorréia) é um sintoma que ocorre quando o nariz produz muito muco. Isso acontece quando as mucosas nasais ficam irritadas, inflamadas ou infectadas.

Mas vale lembrar que esse excesso de muco no nariz não é de todo mal, já que ele ajuda a “limpar” o local e a eliminar bactérias, vírus ou substâncias que causam alergia.


Como resultado do excesso de secreção, o nariz começa a escorrer.


No entanto, independentemente da causa, ninguém gosta de passar o dia inteiro com o nariz escorrendo. Por isso, veja aqui algumas soluções que você pode testar para reduzir esse incômodo.


Remédios para coriza


Existem muitos remédios que podem ajudar a acabar com a coriza, mas a escolha vai depender dos seus sintomas e da causa.


Por exemplo, se o seu nariz começar a escorrer por causa de uma alergia, um anti-histamínico pode ser a melhor opção.


Além disso, de acordo com a Asthma and Allergy Foundation of America, um descongestionante nasal pode ser usado para tratar a congestão nasal e parar a coriza.

Por fim, esteroides na forma de sprays nasais também podem ser a solução em alguns casos. Mas é importante pedir orientação médica nesse caso, pois esteroides podem causar efeitos indesejados a médio e a longo prazo.


Aliás, outro remédio que só deve ser usado por recomendação médica é o antibiótico. Quando a coriza é causada por uma infecção bacteriana – como a sinusite, por exemplo – o antibiótico pode ser a única solução.


Dicas caseiras para aliviar o nariz escorrendo


Nem sempre você vai precisar recorrer a remédios para melhorar a coriza, pois as dicas abaixo já podem te ajudar a se sentir melhor:


1. Descansar e beber bastante água


Beber água e líquidos em geral ajuda a manter o corpo hidratado – e também as narinas. Além disso, ingerir líquidos ajuda a deixar o muco menos espesso, facilitando a saída da secreção nasal.


Com isso, seu nariz vai ficar menos tempo escorrendo. Mas atenção para evitar bebidas que desidratam – como é o caso das bebidas alcoólicas e do café.


2. Inalar vapor quente


Fazer uma inalação usando um inalador ou simplesmente respirar o vapor de um banho quente é suficiente para reduzir o mal estar causado pela coriza e pelo nariz entupido.


Outra ideia que você pode usar é aquecer um pouco de água em um pote e deixar perto do seu rosto para inalar o vapor quente.


3. Lavar as narinas


Irrigar o nariz com uma solução salina reduz o desconforto associado à congestão nasal e à coriza.


Isso é especialmente benéfico para remover alérgenos que podem estar na cavidade nasal causando a irritação.


4 Tomar um chá quentinho


De fato, tomar bebidas quentes e relaxantes pode trazer o conforto que você precisa durante uma crise de coriza.


Você pode usar a erva de sua preferência para preparar o chá, mas algumas ervas com propriedades anti-inflamatórias e antialérgicas incluem a camomila, o gengibre e a hortelã.


Na maioria das vezes, o corrimento nasal melhora sozinho. Mas caso você perceba uma piora ou o surgimento de outros sintomas, não deixe de consultar um médico.


Fonte: mundo boa forma

8 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo