Como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia


Em meio ao medo e a insegurança, um guia para não deixar a cabeça de fora da equação


Se você está em casa, se preocupa a instabilidade da vida financeira. Se de home office, tenta lidar com o novo formato de trabalho. Quem sai do isolamento, leva o medo. Quem fica, aprende a lidar com a solidão. Tem também os profissionais que não puderam parar de trabalhar e estão no fronte. Muitas situações, modos de viver que mudaram completamente e um mesmo dilema: como cuidar da saúde mental em tempos de pandemia? A gente sabe, não tá fácil para ninguém. Por isso, preparamos um guia (cheio de dicas), para te ajudar a lidar com seus sentimentos neste momento. Fique bem, se possível em casa, e boa leitura


Todos os seus sentimentos são legítimos


Em um momento delicado, é muito cruel pensar que as respostas para ficar bem só dependem de você mesma. Por isso, é importante evitar pensamentos que coloquem toda a culpa de uma situação que é coletiva sobre um único indivíduo. "O primeiro passo é reconhecer que todos os seus sofrimentos são legítimos porque a gente está vivendo uma pandemia. É legítimo não estar com cabeça para fazer várias atividades. Assim como é importante entender o que te faz bem neste momento", explica Elisa Zaneratto, psicológa e professora de psicologia social na PUC SP. O segredo é se observar, afinal, o que pode ser gatilho para uma pessoa não necessariamente é para outra. 


Verbalize o que sente


Atenta: "panicar" pode ser normal. "Em algum momento você vai se desesperar e é importante ter pessoas com quem contar quando isso acontecer. Às vezes, a gente se desespera, valoriza demais uma questão e na verdade não é tão grave assim", explica a podcaster Amanda Ramalho, do Esquizofrenoias. A dica? "Verbalizar, contar para alguém que te entenda e que não vá tratar como bobagem. Talvez, só de falar alto já muda a perspectiva", aconselha ela com sua bagagem de 42 episódios do podcast que fala sobre saúde mental. "Não se intimide. Quando você fala, percebe que tem mais gente sentindo a mesma coisa", completa.  


Busque formas coletivas de apoio para lidar com a solidão


Ao invés de se cobrar de que você precisa ser forte e aprender com a crise, tente encontrar formas para não se sentir tão sozinha no isolamento. "Tem muita gente conversando online, não só para trabalho como para encontros afetivos. Muita gente disponibilizando atividades de diversas naturezas que surgem em uma perspectiva