Cuidados com os cabelos coloridos no verão


Praia, piscina e sol são fatores que danificam a saúde dos fios; Saiba como prevenir e cuidar


Cuidar dos cabelos coloridos durante o verão não é uma tarefa fácil, afinal, estamos lidando com os dias mais quentes e ensolarados do ano, quando muitas pessoas optam por se refrescar em piscinas e banhos de mar.


Nesse período de calor os fios coloridos começam a perder a cor e ficam ressecados e sem brilho. Isso acontece por conta da ação desses agentes externos, que acabam acelerando o processo de desbotamento da cor e danificam os cabelos.


Mas com alguns cuidados é possível prevenir diversos danos nos fios durante essa estação do ano. Veja abaixo!


Como cuidar dos cabelos no verão


No verão, o calor intenso faz com que o couro cabeludo transpire e, por conta disso, os cabelos ficam mais oleosos, além dos banhos de mar que deixam os fios ressecados e sujos. Diante disso, os cabelos são lavados com mais frequência e a cor fantasia pode desbotar com maior facilidade.


De acordo com a cabeleireira Ana Regina Farias, especialista da Embelleze, para que isso não aconteça é indicado fazer um tratamento semanal intensivo com produtos que tenham proteção térmica e ação antiumidade.


Outro contratempo muito comum que acontece durante o verão é sair da piscina com o cabelo esverdeado. A cabeleireira explica que cabelos loiros claros, descoloridos ou com mechas, perdem a umidade natural com mais rapidez, deixando as cutículas dos fios abertas e ficando esverdeado ao entrar em contato com o cloro da água. Para reverter a situação, basta utilizar uma máscara matizadora para neutralizar os tons.


Quem tem os cabelos coloridos deve ter um cuidado redobrado para prevenir situações como estas. "Intensifique as hidratações para que o cabelo não fique com as cutículas abertas, poroso e ressecado. Use creme de pentear e leave in durante o banho de praia e piscina", recomenda a especialista Ana Regina Farias.


Como proteger os fios do sol e do calor


Assim como devemos proteger nossa pele contra o sol, o nosso cabelo também necessita dessa proteção, pois os raios ultravioletas danificam os fios coloridos, principalmente os que precisam de cuidados especiais.


Portanto, o ideal é fazer um cronograma capilar completo. "Esse cronograma deve ser feito antes e depois de colorir os fios. Podemos potencializar os cremes na hora da hidratação e nutrição, com óleos vegetais e touca plástica", esclarece a cabeleireira.


Secador, chapinha e babyliss em excesso também contribuem para que os cabelos fiquem mais ressecados e fragilizados no verão. "O uso de um leave in com proteção térmica é essencial para manter a saúde dos fios", indica.


Tendências de cores para os cabelos no verão


Os cabelos coloridos estão cada vez mais em evidência, afinal, são uma forma diferente e divertida de mudar o visual.


O gestor das marcas Maxton e Natucor, Vinicius Ribeiro explica que todos os grupos de cores refletem personalidades únicas e também precisam de cuidados no verão. Então, independente da cor escolhida é fundamental cuidar da saúde dos cabelos para que, consequente, a cor não desbote com tanta facilidade.


Na hora de escolher uma cor diferente para o verão, que tal sair do loiro e ir para tons mais escuros? Vinicius indica tons pretos, porém com reflexos discretos que são revelados ao expor os cabelos ao sol, são eles:

  • Preto Malbec, com reflexos vermelhos

  • Preto Azulado Intenso, com reflexos azulados

  • Preto Ametista, com reflexos vermelhos arroxeados.

Como manter a cor fantasia


Segundo a cabeleireira Ana Farias, para manter a cor fantasia impecável durante o verão é necessário se beneficiar de produtos que contenham vitaminas, nutrientes e antioxidantes, que auxiliam no combate aos radicais livres e ao envelhecimento precoce.


Retocar a cor também é importante para manter o tom vivo e saudável. O tempo de pausa para fazer o retoque deve cumprir o prazo de 15 a 30 dias e você pode fazer isso sem sair de casa, desde que você converse com um profissional e siga as orientações.


"Antes de pintar os cabelos é fundamental que os fios estejam saudáveis, hidratados e nutridos. É importante montar uma rotina de cuidados não somente antes mas também depois da tintura", aponta Vinicius Ribeiro.


Dessa forma, é importante conhecer as necessidades e particulares do seu próprio cabelo, para conseguir entender o que ele precisa, deixando-o cada vez mais saudável. "Lavar os cabelos com água fria, fazer umectação a cada 15 dias e evitar o uso de fontes de calor como secador e chapinha também ajudam a manter a saúde dos fios", completa Ribeiro.


Fonte: minha vida

5 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo