Entenda a diferença entre surto, epidemia e pandemia

Saiba como as autoridades mundiais e locais classificam os casos de doença que surgem e aumentam de uma hora para outra


Quando uma doença contagiosa se espalha e passa a ter números alarmantes, as autoridades locais, nacionais ou internacionais costumam dar um status para a situação, podendo declarar um estado de surto, epidemia ou pandemia.


De acordo com o aumento inesperado e significativo da quantidade de casos da doença, se opta por classificar o quadro de contágio entre essas três possibilidades. No entanto, nem todo mundo sabe a diferença entre cada termo e qual deles se enquadra em cada caso. Entenda:


Surto


O quadro de disseminação de uma doença é considerado um surto quando o número de pessoas infectadas sobe repentinamente em uma determinada região. Ou seja, o termo surto é usado para indicar o crescimento na quantidade de casos da doença em locais mais específicos, geralmente bairros ou cidades.


Um grande exemplo de surto de doença foi o surto de febre amarela de Minas Gerais em 2017; o boletim divulgado pelo estado em 2018 chegou a confirmar 61 mortes entre os 164 casos confirmados.


Epidemia


Quando a quantidade de casos de uma doença cresce acima do esperado em vários ambientes distintos, como cidades e estados distintos, a situação pode ser considerada como uma epidemia.

A dengue é um exemplo de doença que já atingiu a classificação de epidemia em mais de uma ocasião, se espalhando em diversas regiões do Brasil. Atualmente, o estado do Paraná sofre com uma epidemia de dengue, com mais de 44.000 casos confirmados desde de julho de 2019.


Pandemia


O estado de pandemia é considerado o mais grave. É quando uma doença se espalha e avança em quadro epidêmico por várias regiões do planeta, em diferentes continentes, com transmissão local fixada. Alguns exemplos de pandemia são AIDS, tuberculose, gripe espanhola e tifo.


Pandemia de coronavírus


No dia 11 de março de 2020, a Organização Mundial da Saúde (OMS) declarou o novo coronavírus em estado de pandemia. Isso significa que a quantidade de casos ultrapassou o esperado e também se tornou alarmante fora do país de origem, a China.


O gráfico a seguir mostra quantos casos novos estão sendo identificados a cada dia, de acordo com o Ministério da Saúde. Em comparação com o cenário da China (linha verde), houve um pico de ocorrências confirmadas em outros países (linha vermelha), ultrapassando a marca de 4.500 casos em um único dia.

Isso quer dizer que, em um determinado dia, os casos de Covid-19 no mundo superaram o pico de ocorrências no país asiático. Embora a China ainda acumule a grande maioria dos casos (mais de 80 mil), o crescimento das ocorrências globais levantou o alerta entre as autoridades e justificou a classificação de pandemia.


A quantidade de casos reportados pela OMS de Covid-19, doença causada pelo novo coronavírus, cresce diariamente. De acordo com o relatório do Ministério da Saúde de 12 de março, o número de casos confirmados no Brasil chegou a 76.


Fonte: minha vida

13 visualizações
Menu Rápido
Orçamento Rápido
Endereços e Contatos

Orçamentos: farmacia@cedroni.com.br

 

11 2764.3700 | 11 3277-3753

WhatsApp 11 99350-7997

0800 7733 700

 

Consultoria Técnica Farmacêutica

11 2764-3747

farmaceutica@cedroni.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados - Farmácia Cedroni - Desenvolvido por Acasadearte