Meditação: sim, você também consegue!

Jornalista e instrutor se juntam em livro para desmitificar e simplificar a prática — inclusive para quem tem pressa ou resistência

Dan Harris é um apresentador de TV americano que passou a meditar e cuidar da mente após um ataque de pânico ao vivo. Jeff Warren é um instrutor de meditação canadense que, desde pequeno, teve de lidar com o fato de ser hiperativo. Em comum, ambos abraçaram a prática e a defendem como uma forma de se autoconhecer e tornar-se mais saudável e feliz.


Eles se uniram numa viagem pelos Estados Unidos para divulgar a causa e a transformaram, aliada a ensinamentos e conselhos, em um livro cujo título entrega boa parte da proposta: Meditação para Céticos Ansiosos (clique aqui para comprar).


Na obra, além de narrarem experiências e insights, eles propõem exercícios para qualquer um virar um meditador — às vezes, basta uma sessão de um minuto por dia —, sempre da maneira mais pé no chão possível.


Uma prática para iniciantes ensinada no livro


1. Na posição: sentado de maneira confortável, comece respirando fundo. Alongue a coluna ao inspirar o ar e relaxe o corpo ao expirar.


2. Inspire e expire: respire normalmente e preste atenção nas sensações. Se ajudar, tome notas mentais ao inspirar e expirar.


3. Divagação e foco: não há problema se a mente viajar. Note o que causa a distração e direcione a atenção à respiração sem se culpar.


Fonte: saude.abril



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