Melasma: o que é, como tratar e prevenir o aparecimento das manchas


Para começar, melasma é uma condição que se caracteriza pelo surgimento de manchas escuras na pele, mais comumente na face, mas também pode acometer braços, pescoço e colo. É mais frequente nas mulheres, mas pode ocorrer nos homens.


Não há causa definida, porém pode estar relacionada ao uso de anticoncepcionais, à gravidez e, principalmente, à exposição solar.


A pele negra mancha com mais facilidade devido à maior quantidade de melanina. A utilização de filtro solar com cor é uma ótima opção para prevenir e cuidar das manchas.


O fator desencadeante é a exposição à luz ultravioleta e, até mesmo, à luz visível (ou seja, dentro de casa).


Quanto ao tratamento, nós, dermatologistas somos o profissional capaz de diagnosticar e tratar esta condição.

Os tratamentos variam, mas sempre compreendem orientações de proteção contra raios ultravioleta e à luz visível, que deve ser redobrada quando ele é iniciado.


Alguns procedimentos para clareamento, como o microagulhamento robótico, o laser picossegundos e o laser thulium, também são opções com bons resultados.


As medicações tópicas associadas ao tratamento em consultório são medidas para clarear, estabilizar e impedir que o pigmento piore ou escureça mais. E vale lembrar: procure um dermatologista para saber qual a melhor opção para o seu problema.


Fonte: Uol

11 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo