Nem todas as saladas são saudáveis; veja o que evitar

Os ingredientes e os molhos são a chave para a salada ser considerada saudável de verdade

Salada parecer ser sinônimo de alimentação saudável, mas às vezes, elas podem estar acompanhadas de ingredientes não tão indicados. São sempre uma boa escolha, mas alguns molhos e ingredientes adicionais acrescentam sódio, gordura e até açúcar demais ao cardápio.


Por isso, é importante ficar atento. Saladas acrescidas de embutidos, como kani - que tem tudo menos caranguejo, presunto, excesso de queijos, torradas, pães e molhos cremosos e industrializados, que apresentam altas concentrações de sódio, açúcar e outros ingredientes químicos que não fazem bem à saúde, não são uma boa escolha.


Eles podem causar retenção de líquidos e até ganho de peso. Explicando de maneira bem simplificada: esses produtos químicos não são reconhecidos pelo corpo, gerando proteção. E toda vez que nosso corpo se protege, ele libera mais cortisol e isso promove o ganho de peso.


Melhores saladas


Uma boa salada deve começar pelas folhas, pois elas têm vitaminas e fibras. Seu processo de mastigação é super importante para a saciedade. Portanto, quanto mais folhas, mais mastigação envolvida e mais saciedade, ajudando a emagrecer ou a manter o peso. Isso porque o hormônio leptina, responsável pela saciedade, só é liberado pelo cérebro aproximadamente após 15 minutos do início da refeição.


Folhas


Além disso, folhosos verdes escuros apresentam maiores concentrações de vitaminas e antioxidantes comparados a outras folhas. Então, o ideal é fazer um mix de folhas como espinafre, rúcula, alface em suas diferentes versões como americana, lisa, crespa e mimosa.


Legumes


Cenoura e beterraba também são excelentes porque são ricas em diferentes vitaminas. Mas se a pessoa busca emagrecimento, deve consumir na forma crua para não aumentar a quantidade de carboidratos da receita. Tomate e palmito são liberados à vontade, pois possuem pouquíssimas calorias.


Sementes


Os croutons podem ser trocados por oleaginosas como castanha de caju, amêndoas, nozes e sementes de abóbora e girassol, que são uma ótima maneira de deixar sua salada mais crocante, saborosa e nutritiva. Essas sementes são ricas em ômega 3, cálcio e nutrientes importantes para o metabolismo.


Molho de salada: como fazer


O segredo da salada está no molho! O ideal são aqueles feitos em casa, com azeite de oliva, limão, um pouco de sal marinho e vinagre de maçã. Abuse também de açafrão, páprica doce e picante, alho e cebola. Isso agrega sabor e não caloria. Use a criatividade na hora de fazer o molho para deixar sua salada mais saborosa. Segue uma receita de molho:


Receita de molho de tahine


Ingredientes


3 colheres de sopa de tahine (rico em cálcio)

1 suco de limão siciliano

1 colher de chá de molho de pimenta

2 colheres de sopa de água gelada

Sal marinho a gosto.


Modo de preparo


Misture todos os ingredientes e sirva com mix de folhas de sua preferência.


Fonte: minha vida

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