O tapete ideal para cada atividade física


Fique atento em alguns detalhes quando for comprar o seu, eles farão toda a diferença.


Desde que a quarentena começou, as buscas por treinos em casa cresceram exponencialmente. Alguns especialistas, entretanto, já alertaram sobre a necessidade de realizar os movimentos de forma adequada e de buscar profissionais que realmente sejam formados na área. Caso contrário, os prejuízos podem ser maiores que os benefícios: há riscos de dores e até lesões. A mesma coisa vale para os equipamentos: é preciso escolher o tapete ideal para cada atividade. Para ajudar nessa questão, fomos consultar especialistas:


Yoga


Os tapetes próprios para a prática de yoga são conhecidos como mat. Eles servem para garantir mais aderência em pisos escorregadios — usar a toalha na sessão pode ser perigoso. “Quem utiliza a toalha para substituir o tapete ou dar mais conforto, tome cuidado, pois ela não tem aderência ao chão. Já existem toalhas antiderrapantes, mas são usadas em cima do mat para uma maior higiene”, explica Sandra Regina, professora de yoga da Cia Athetica Granja Vianna.


De acordo com ela, você deve priorizar algumas características na hora de comprar o seu. Além de antiderrapante, o mat tem que ser maior em comprimento do que você. E por que não alinhar a escolha do material com a proposta da yoga e optar por produtos que não agridam o meio ambiente, como borracha natural e algodão?


Com relação à espessura, vai depender da vertente escolhida. Para Hatha, Pré-natal e Restaurador, por exemplo, recomenda-se um tapete entre 5 e 8 mm, que reduz o impacto entre o corpo e o solo, e, assim, protege a coluna e as articulações. Os praticantes de Ashtanga, Iyengar, Vinyasa e Hot Yoga, que trabalham mais resistência e equilíbrio, devem privilegiar objetos que dão estabilidade e aderência — entre 3 e 5 mm. O mat pode ser lavado com água, sabão neutro e vinagre e é individual (nada de compartilhar, viu?).


Funcional, abdominais e HIIT


O ex-atleta de futebol americano e personal trainer Bruno Sapo (@brunorosa.sapo) afirma que os colchonetes ideais variam muito caso a caso. “Para treinos de abdômen (com muitos abdominais) já existem tapetes específicos que preenchem a região da lombar. E são muito legais porque evitam que você fique com aquele vão nas costas, deixando o movimento bem anatômico.”


Agora se você vai realizar um exercício que exige estabilidade, evite os colchonetes muito acolchoados e prefira o chão. “Você pode perder o equilíbrio. Um agachamento, por exemplo, deve ser realizado com os dois pés no solo”. A toalha antiderrapante pode ser útil para quem ainda não investiu em um tapetinho. “Ela é melhor do que o chão puro, mas pior do que o colchonete. Dá para usar em ambientes escorregadios (como a sacada) ou se você transpira demais.”


Os colchonetes podem ser divididos com as pessoas da sua casa, que estão em quarentena com você. Mas lembre-se: toda vez que alguém usar, tem que higienizar com álcool gel ou lavar com água e sabão.


Lutas


Os treinos que geram mais impacto (as lutas, por exemplo) são feitos em cima do chamado tatame —  ele alivia as quedas que normalmente acontecem em práticas como judô e jiu jitsu. “Essas modalidades têm o tatame um pouquinho mais duro porque os atletas precisam de estabilidade para se mexer. Não é que não vai doer se você cair, mas vai reduzir um pouquinho o impacto das quedas”, diz Bruno Sapo.


Pilates


O pilates também usa o mat. “É um acessório muito importante, pois é nele que todos os exercícios são feitos. Com o uso do mat, ocorre a diminuição do impacto do corpo com o chão, prevenindo dores e possíveis lesões”, afirma a fisioterapeuta Fernanda Giannella, do estúdio Viva em Equilíbrio.


O tamanho do tapete para pilates segue a mesma regra da yoga: tem que ser maior em comprimento do que sua altura. Quando você deitar, deve caber por inteiro no equipamento. A espessuras variam entre 3 e 8 mm, mas Fernanda aconselha o de 5 mm — é mais confortável e bem leve.


Alongamento de uma perna, alongamento de duas pernas, oblíquos, ponte e nadador são alguns exemplos de exercícios de pilates feitos em cima do mat.


Fonte: boa forma

5 visualizações
Menu Rápido
Orçamento Rápido
Endereços e Contatos

Orçamentos: farmacia@cedroni.com.br

 

11 2764.3700 | 11 3277-3753

WhatsApp 11 99350-7997

0800 7733 700

 

Consultoria Técnica Farmacêutica

11 2764-3747

farmaceutica@cedroni.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados - Farmácia Cedroni - Desenvolvido por Acasadearte