Saúde cardiovascular: 9 exames preventivos para o coração


Doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil. Conheça exames importantes


Manter o coração saudável é uma condição fundamental para se ter mais disposição para atividades do dia a dia e evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares.


Atualmente, o Brasil apresenta mais de uma morte a cada um minuto e meio em decorrência de doenças coronárias, sendo essa a principal causa de perdas de vidas no país.


Por isso, é importante ter em vista alguns exames preventivos que ajudam a manter a saúde do coração em dia.


Por que fazer exames de rotina do coração?


Conforme explica o cardiologista Marcelo Sampaio, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, as doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. "De cada três óbitos, um é por esse motivo", afirma o especialista.


Atualmente, é possível acompanhar os dados sobre mortes por doenças cardiovasculares por meio de um , um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).


De acordo com a SBC, o país apresenta mais de 1100 mortes por dia. Isso equivale a 46 óbitos por hora, 1 morte a cada 90 segundos.


Em comparação a outras doenças, as cardiopatias equivalem ao dobro das causas de mortes em relação a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.


Até a presente data, cerca de 374 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares no Brasil e a estimativa da SBC é que até o fim de 2020 o número chegue a quase 400 mil brasileiros.


Para evitar o desenvolvimento de cardiopatias e possíveis mortes derivadas delas, Sampaio reforça a importância dos exames preventivos do coração.


"As doenças podem ser prevenidas. Os exames são fundamentais porque conseguimos prevenir a ocorrência de desfechos cardiológicos não controlados, como infartos, derrames, insuficiência cardíaca, desmaios ou mesmo a morte", afirma o médico.


O mesmo apelo é feito pela Sociedade Brasileira: "Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação."


Exames preventivos do coração


Os exames preventivos do coração compreendem uma lista de testes que analisam o ritmo cardíaco, a presença de placas de gordura nos vasos sanguíneos, a pressão arterial do corpo e a própria anatomia do órgão que bombeia sangue para o corpo. Veja nove deles:


Eletrocardiograma


O eletrocardiograma é um exame que analisa a atividade elétrica do coração. Para isso, são fixados eletrodos no tórax, pulsos e tornozelos. Este, por sinal, foi um dos primeiros exames que registraram as batidas do coração.


"Nós sabemos que o coração tem uma força mecânica e bate por meio de uma energia elétrica que tem um caminho, uma sequência de ativação, para que as quatro câmaras sejam ativadas. O eletrocardiograma avalia esses batimentos e ativação e coloca todo esse funcionamento em vetores que dizem qual é o ritmo, se há crescimento, se há infarto do coração...", explica o médico


Ecocardiograma


O ecocardiograma também é um exame de ultrassom que analisa os impulsos elétricos do coração. Durante o exame, são captadas as ondas sonoras emitidas por todas as partes do músculo cardíaco e os ecos que ressoam dentro do órgão são transformados em imagem e exibidos em um monitor, permitindo uma análise de todas as características do coração.


"Com ele que vemos a dimensão do coração, se ele cresceu, se o músculo interno está hipertrofiado, se existe alguma alteração congênita", explica Sampaio.


Teste ergométrico


O teste ergométrico, ou teste da esteira, consiste em um exame que coloca o coração sobre estresse para que seja analisada a capacidade funcionais, cardíacas e circulatória do órgão.


Desse modo, o paciente é submetido a um exercício na esteira, que varia de intensidade conforme o tempo, e o desempenho do ritmo cardíaco é registrado. Caso a pessoa tenha algum tipo de dificuldade de mobilidade e não possa usar a esteira, a bicicleta é uma opção para o teste.


Cateterismo


O cateterismo, também conhecido como cineangiocoronariografia, é um exame que avalia o estado das artérias coronárias, mas acaba sendo um tratamento para o coração.

Isso porque, ao percorrer os vasos sanguíneos, o fino cateter que investiga a presença de possíveis obstruções e placas de gorduras no sistema circulatório também os desobstrui e evita um possível infarto.


Holter

Outro exame importante é o holter, um mapeamento do coração feito em casa. Para isso, o paciente vai ao laboratório e lá é aplicado um gravador elétrico, um tipo de eletrocardiograma, que monitora os impulsos cardíacos nas próximas 24 horas.


Neste período, a pessoa realiza suas tarefas habituais. A ideia é compreender como funciona o coração em seu dia a dia.


MAPA


Bem parecido com o holter, o MAPA também é um exame com 24 horas de duração. Porém, o objetivo do MAPA é monitorar a pressão arterial em vez dos impulsos elétricos do coração.


A cada 15 ou 20 minutos são feitos registros da pressão enquanto realiza suas funções diárias.


"É um exame importante, pois avalia aquela 'pressão do jaleco branco', que são pessoas que têm falsamente registros de pressão elevada", aponta Sampaio.


Cintilografia


Um exame que faz parte da medicina nuclear, a cintilografia avalia como está a circulação sanguínea nas artérias coronárias. Para isso, a pessoa recebe um material radioativo especialmente tratado para aderir ao músculo do coração, que é injetado em repouso e durante esforço físico - em esteira, bicicleta ou com medicações.


"Assim, o material radioativo 'pinta' as áreas com fluxo normal de sangue e deixa 'não pintada' qualquer área onde o fluxo seja insuficiente - e podemos ver onde o miocárdio está em sofrimento (isquemia). Podemos ver se isso acontece só no esforço físico ou se acontece, também, sem fazer esforço. Costuma durar pelo menos 6 horas", explica o cardiologista Bruno Valdigem.


Tomografia e ressonância do coração


Dois exames de imagem, a tomografia e ressonância do coração são formas de avaliar a forma e as funções do coração.


Para isso, a tomografia utiliza imagens e raios X com soluções de contraste de iodo para analisar o funcionamento do músculo cardíaco.


Já a ressonância não utiliza iodo ou radiação, mas sim um um campo magnético e ondas de rádio para criar imagens detalhadas do coração. Porém, a máquina não permite objetos de metal próximo a ela (como marcapassos, próteses e outros), limitando seu uso a alguns pacientes.


Periodicidade dos exames


Os exames do coração devem ser realizados com uma periodicidade que depende de cada paciente.


"Vale a pena repetir os exames preventivos a cada 5 anos, 3 anos ou anualmente de acordo com o paciente. Quem tem problemas cardiológicos, precisa fazer exames anuais e quem tem histórico na família de pessoas com problema no coração, principalmente a pai ou mãe, chamando atenção para doença cardiovascular precoce - quadro desenvolvido abaixo dos 55 anos em homens e 65 anos em mulheres", diz Sampaio.


Além disso, exames como o teste ergométrico são indicados para pessoas que vão iniciar alguma atividade física e experimentam falta de ar, palpitações, dor no peito durante a prática, ou que tenham doenças cardiovasculares.


"Teste ergométrico, eletrocardiograma são essenciais em pessoas que se propõem a fazer atividade física. São indispensáveis para avaliar a condição real do coração do paciente. Em pessoas que tiveram condição coronária antecedente, essas avaliações devem ser feitas independentes de fazer atividade, mas sim como um monitoramento. A partir dos 30 anos, o médico realiza um programa de exames cardiológico", diz Sampaio.


"Filhos de pais com hipertensão, ainda que não tenham tido algum problemas, devem passar por uma avaliação e a partir daí. Em todo caso, não deixe de controlar a sua doença com um médico", conclui Sampaio.


Fonte: minha vida

6 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
Menu Rápido
Orçamento Rápido
Endereços e Contatos

Orçamentos: farmacia@cedroni.com.br

 

11 2764.3700 | 11 3277-3753

WhatsApp 11 99350-7997

0800 7733 700

 

Consultoria Técnica Farmacêutica

11 2764-3747

farmaceutica@cedroni.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados - Farmácia Cedroni - Desenvolvido por Acasadearte