Saúde cardiovascular: 9 exames preventivos para o coração


Doenças cardiovasculares são a maior causa de mortes no Brasil. Conheça exames importantes


Manter o coração saudável é uma condição fundamental para se ter mais disposição para atividades do dia a dia e evitar a ocorrência de doenças cardiovasculares.


Atualmente, o Brasil apresenta mais de uma morte a cada um minuto e meio em decorrência de doenças coronárias, sendo essa a principal causa de perdas de vidas no país.


Por isso, é importante ter em vista alguns exames preventivos que ajudam a manter a saúde do coração em dia.


Por que fazer exames de rotina do coração?


Conforme explica o cardiologista Marcelo Sampaio, do Hospital Beneficência Portuguesa, em São Paulo, as doenças cardiovasculares são as que mais matam no Brasil. "De cada três óbitos, um é por esse motivo", afirma o especialista.


Atualmente, é possível acompanhar os dados sobre mortes por doenças cardiovasculares por meio de um , um indicador do número de mortes por doenças cardiovasculares no Brasil criado pela Sociedade Brasileira de Cardiologia (SBC).


De acordo com a SBC, o país apresenta mais de 1100 mortes por dia. Isso equivale a 46 óbitos por hora, 1 morte a cada 90 segundos.


Em comparação a outras doenças, as cardiopatias equivalem ao dobro das causas de mortes em relação a todos os tipos de câncer juntos, 2,3 vezes mais que as todas as causas externas (acidentes e violência), 3 vezes mais que as doenças respiratórias e 6,5 vezes mais que todas as infecções, incluindo a AIDS.


Até a presente data, cerca de 374 mil pessoas morreram por doenças cardiovasculares no Brasil e a estimativa da SBC é que até o fim de 2020 o número chegue a quase 400 mil brasileiros.


Para evitar o desenvolvimento de cardiopatias e possíveis mortes derivadas delas, Sampaio reforça a importância dos exames preventivos do coração.


"As doenças podem ser prevenidas. Os exames são fundamentais porque conseguimos prevenir a ocorrência de desfechos cardiológicos não controlados, como infartos, derrames, insuficiência cardíaca, desmaios ou mesmo a morte", afirma o médico.


O mesmo apelo é feito pela Sociedade Brasileira: "Muitas dessas mortes poderiam ser evitadas ou postergadas com cuidados preventivos e medidas terapêuticas. O alerta, a prevenção e o tratamento adequado dos fatores de risco e das doenças cardiovasculares podem reverter essa grave situação."


Exames preventivos do coração


Os exames preventivos do coração compreendem uma lista de testes que analisam o ritmo cardíaco, a presença de placas de gordura nos vasos sanguíneos, a pressão arterial do corpo e a própria anatomia do órgão que bombeia sangue para o corpo. Veja nove deles:


Eletrocardiograma


O eletrocardiograma é um exame que analisa a atividade elétrica do coração. Para isso, são fixados eletrodos no tórax, pulsos e tornozelos. Este, por sinal, foi um dos primeiros exames que registraram as batidas do coração.