Os probióticos são microrganismos benéficos que vivem no organismo, notavelmente no intestino. A saber, eles trabalham para manter um equilíbrio saudável no corpo, ajudam a função imune e a controlar a inflamação.
Aliás, quanto mais desses microrganismos benéficos uma pessoa tem em seu corpo, mais eles crescem e reduzem a proliferação dos microrganismos que podem fazer mal e causar doenças.
Além disso, quanto mais probióticos ela tem no intestino, mais saudável o órgão é e melhor ele funciona.
Tudo isso para dizer que vale muito a pena adicionar alimentos probióticos nas refeições do dia a dia. Por exemplo:
1. Iogurte
Mas é o iogurte natural, sem sabor e sem açúcar. Melhor ainda se você conseguir produzir a sua própria cultura de iogurte em casa. Para isso, você precisa apenas do fermento lácteo ou de um iogurte natural de boa qualidade (feito com dois, três ingredientes no máximo) e de leite.
Então, aproveite que está por aqui para conhecer os benefícios do iogurte e aprender como fazer iogurte natural em casa.
2. Kefir
Ele pode ser feito com leite ou água. Ambos são poderosos probióticos e, inclusive, trazem mais benefícios do que o iogurte. No entanto, o kefir de leite é ainda mais benéfico do que o kefir à base de água. Conheça os benefícios e aprenda como fazer kefir.
3. Chucrute
É basicamente o repolho fermentado. Mas, ao comprar o chucrute, é importante que você opte por um que não seja pasteurizado, pois esse processo mata os probióticos do alimento.
4. Kombucha
A bebida é feita com uma base de chá preto ou chá verde que se mistura com açúcar para fermentar e gerar as substâncias benéficas. Aprenda mais sobre o kombucha com o vídeo a seguir:
5. Picles
O mais comum deles é feito com pepino. Entretanto, existem outros tipos. Aliás, todos os vegetais fermentados são probióticos e, portanto, são interessantes para o organismo.
Mas aqui vale o mesmo conselho do chucrute: ao comprar picles já pronto, evite aqueles que são pasteurizados, para não ficar sem os probióticos.
6. Coalhada
É um alimento comum no Brasil, que também é fácil de preparar em casa. Aliás, aproveite para conhecer algumas receitas de coalhada light.
Por outro lado, se preferir comprar a coalhada industrializada, não leve a pasteurizada, pois como você deve bem se lembrar, ela não terá os probióticos.
7. Tempeh
Trata-se de um produto de fermentação da soja. Ou seja, é uma boa alternativa para quem segue um estilo de vida vegano, já que além de ser probiótico, o alimento tem uma grande capacidade nutricional.
Fonte: mundo boa forma
تعليقات