Açúcar mascavo: benefícios e como consumir


O açúcar mascavo pode ser uma opção mais saudável para substituir o refinado, mas deve ser consumido na quantidade ideal


O que é açúcar mascavo


O açúcar mascavo é um tipo de açúcar de cor amarronzada e sabor semelhante ao da cana-de-açúcar, com objetivo de ser mais saudável.


Ele não passa por nenhum processo químico de refinamento, isso faz com que algumas vitaminas e minerais sejam preservados, e com que a sua tonalidade seja mais escura, resultando na cor marrom.


O preço do açúcar mascavo pode variar dependendo da região, mas em média, um pacote de meio quilo custa entre R$ 8 e R$ 12.


Benefícios do açúcar mascavo


Por ser um açúcar que não passa por processos químicos de refinamento, o mascavo se diferencia do açúcar refinado pois possui melhores benefícios para a saúde, conseguindo conservar muitas características da cana-de-açúcar.


Já o açúcar refinado perde muitos nutrientes durante o seu processo químico de branqueamento e refinamento.


De acordo com o nutrólogo Fernando Cerqueira, em 100 gramas do mascavo existem 85 mg de cálcio, 29 mg de magnésio, 22 mg de fósforo e 346 mg de potássio. Já no caso do açúcar refinado, ele consegue conservar pouquíssima quantidade desses nutrientes citados, cerca de apenas 2 miligramas.


Outro benefício do açúcar mascavo é que ele tem menos calorias quando comparado ao açúcar refinado. "Além disso, esse açúcar possui antioxidante que protege as células do nosso corpo", ressalta o nutrólogo.


Como usar o açúcar mascavo na alimentação


A nutricionista Marcela Pinsetta Marques indica utilizar o açúcar mascavo para substituir o açúcar branco, para adoçar bebidas, preparar bolos, sobremesas, geleias, entre outros.

"Como o açúcar mascavo tem um sabor característico, ele pode conferir tal sabor a preparação e não ser bem aceito por todas as pessoas", explica a especialista.


A Organização Mundial da Saúde (OMS) recomenda que a quantidade diária de consumo não ultrapasse 5% do total de calorias diárias.


"Se considerarmos um adulto que consome cerca de 2.000 kcal/dia, isso representa um consumo diário máximo de 200 kcal/dia vinda do açúcar, sendo o ideal 100 kcal/dia. Isso vale para qualquer tipo de açúcar, seja o açúcar branco, demerara ou mascavo", exemplifica a nutricionista Marcela Marques.


Duas colheres de sobremesa de açúcar mascavo já equivalem às 100 kcal.


Quem é diabético pode usar açúcar mascavo?


Diabéticos podem consumir o açúcar mascavo, porém em pouca quantidade. "Todo o consumo de açúcar deve ser controlado e supervisionado por um médico endocrinologista e/ou nutricionista", recomenda a especialista Marcela.


Mascavo e demerara: qual açúcar é melhor?


O açúcar mascavo é considerado melhor do que o açúcar demerara, por conta do seu valor nutricional. O nutrólogo Fernando Cerqueira explica que ele se destaca por não passar por todos os processos químicos que os outros tipos de açúcares costumam passar. Por por outro lado, o açúcar demerara tem um gosto melhor em comparação ao mascavo.


Fonte: minha vida

0 visualização
Menu Rápido
Orçamento Rápido
Endereços e Contatos

Orçamentos: farmacia@cedroni.com.br

 

11 2764.3700 | 11 3277-3753

WhatsApp 11 99350-7997

0800 7733 700

 

Consultoria Técnica Farmacêutica

11 2764-3747

farmaceutica@cedroni.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados - Farmácia Cedroni - Desenvolvido por Acasadearte