Bíceps: aprenda a fortalecer com os exercícios certos


Os bíceps femoral e braquial são importantes para a movimentação de várias áreas do corpo. Veja quais exercícios fazer


Bíceps: o que é e qual a sua função?


Os bíceps são um conjunto de músculos localizados na parte interna do braço (bíceps braquial) e na parte posterior da coxa (bíceps femoral). O nome da musculatura vem do latim e quer dizer "duas cabeças em um corpo", segundo o educador físico Wellington Masuko, da academia Bodytech Eldorado.


O bíceps braquial promove a flexão na articulação do cotovelo e elevação da mão em direção ao rosto. O bíceps também faz a supinação do antebraço, rotacionando a mão de modo que a palma fique voltada para cima. Já os bíceps femorais (juntamente com o músculo semitendíneo) fazem a flexão do joelho e a extensão do quadril.


Como fortalecer o bíceps?


Bíceps braquial


Movimentos de flexão dos cotovelos são excelentes para o fortalecimento dos bíceps braquiais. Exemplos:

  • Levantamento de peso livres (como rosca direta)

  • Exercícios monoarticulares em aparelhos

  • Uso de cordas e elásticos

Bíceps femoral


Exercícios voltados para a parte posterior da coxa são importantes para aumentar a força dos bíceps femorais, flexibilidade e resistência da perna, além de serem importantes para prevenir e aliviar dores na lombar. Alguns exercícios importantes são:

  • Agachamento

  • Cadeira flexora

  • Stiff