Eczema: o que é, tratamentos e sintomas na pele

O eczema é uma dermatose que possui diversos tipos e múltiplas causas prováveis.


O que é eczema?


Eczema é o nome que se dá a um grupo de patologias amplo. Basicamente, eczemas são dermatites que têm como característica a vermelhidão e inchaço da região afetada. Essa condição inflamatória da pele pode ter diversas causas.


O nome vem do grego "ekzein", que significa "em ebulição" ou "ferver", devido ao aspecto clínico das lesões: na maioria dos casos, parecem "estar em ebulição", com vesículas e/ou bolhas, muitas vezes acompanhadas de coceira, como explica a dermatologista Erica Monteiro.


Tipos de eczema


Eczema atópico ou dermatite atópica


Oeczemaatópico (dermatite atópica) aparece em áreas específicas do corpo, como face, dobras dos braços e das pernas. Esse tipo pode estar associado a problemas como asma e/ou rinite.

O eczema atópico, em geral, começa a partir do segundo mês de vida. Além disso, pode aparecer em surtos e se manifestar por toda a vida do paciente.


Eczema de contato ou dermatite de contato


Adermatite de contatosurge depois do contato da pele do indivíduo com algum material ou produto. Substâncias presentes nesses materiais causam o eczema por terem a capacidade de provocar dano nas células da pele ou gerarem uma reação alérgica do organismo contra elas.


Nos dois casos, as reações se manifestam como eczema. As localizações mais frequentes dessa condição são: mãos, face, pescoço e pés.


Farmacodermia eczematosa