Goma xantana: o que é, para que serve e onde encontrar


Conheça a substância que é usada como alternativa ao glúten em diversas preparações


O que é goma xantana?


A goma xantana é um aditivo alimentar utilizado na fabricação de diversos produtos. Inicialmente, ela é um tipo de carboidrato proveniente de uma bactéria não patogênica, chamada Xanthomonas Campestris. Após um processo industrial, ela é transformada em uma espécie de pó branco pronto para uso.


Para que serve a goma xantana


Por possuir propriedades capazes de se modificarem, a goma xantana é utilizada como espessante, emulsificante e estabilizante na preparação de receitas e na fabricação de diversos tipos de produtos.


Além disso, o ingrediente também é bastante usado como alternativa ao glúten, pois desenvolve a liga e a textura necessárias para a preparação de pães, por exemplo.


Como a goma xantana é feita


A goma xantana é feita através do processo de fermentação da bactéria Xanthomonas Campestris. Esse microrganismo é alimentado com açúcar e, ao passar pela etapa fermentativa, a glicose processada pela bactéria é transformada em um líquido gelatinoso, muito similar a uma goma.


Então, essa goma é solidificada com a adição de álcool isopropílico e transformada no pó que dá origem à goma xantana propriamente dita.


Benefícios da goma xantana


Embora seja um polissacarídeo (tipo de carboidrato), a goma xantana não engorda. Isso porque ela é uma fibra solúvel que nosso organismo não consegue digerir - ou seja, ela não é absorvida pelo corpo e não fornece calorias, o que pode ser interessante na hora de reduzir o consumo calórico.


Além da vantagem dietética, existem outros benefícios associados à substância, como:

  • Fornece sensação de saciedade

  • Favorece o bom funcionamento do intestino

  • Ajuda na redução do colesterol ruim

  • Auxilia na diminuição do índice glicêmico

  • Substitui o glúten em preparações, sendo indicada para dietas restritivas

  • Ajuda na prisão de ventre.

Quantidade recomendada


A quantidade recomendada para ingestão de goma xantana é de até 15 gramas por dia. Quando consumida em excesso, a substância pode causar cólica intestinal, diarreia e dor no estômago.


Contraindicações da goma xantana


Não há contraindicações para o consumo de goma xantana, salvo os casos de alergia a milho, trigo e