Hidratação da Pele


A hidratação da pele ocorre pela passagem de suor que é constituído por água e sais minerais pela derme e epiderme ou pelo depósito de hidratantes de origem cosmética e/ou farmacêutica. Quando a pele está bem hidratada, ela adquire boa elasticidade e aspecto macio e suave; em contrapartida, quando está ressecada, perde sua elasticidade e se apresenta opaca e áspera.


Existem fatores que provocam o ressecamento da pele, como o vento, clima, sol, frio, sabonetes e envelhecimento natural que fazem com que a quantidade de água existente na pele se evapore com mais facilidade. Esses processos alteram a sensibilidade da pele, deixando-a frágil às irritações e comprometida quanto às suas funções protetoras.


Para evitar o ressecamento da pele é necessário consumir no mínimo dois litros de água por dia, utilizar hidratantes umectantes que conseguem reter a água na pele, protegê-la das agressões climáticas e solares, usar o mínimo de sabonete possível, principalmente nas áreas em que o ressecamento é mais provável e evitar produtos com álcool na composição.


Fontes: brasil escola

2 visualizações0 comentário