Hipertensão: veja exercícios para controlar a pressão alta


Atividades físicas ajudam a controlar a pressão alta e diminuem o colesterol no organismo


Sabe-se que a hipertensão pode ser uma condição genética, mas também pode aparecer por conta de fatores de risco, como obesidade, consumo excessivo de sal e tabagismo. Por isso, quem tem pressão alta deve estar sempre de olho no seu cotidiano, incluindo cuidados com a alimentação, a qualidade do sono e até doenças relacionadas.


Em geral, esta condição é sorrateira e só apresenta sintomas quando está num grau avançado. E apesar de não possuir cura definitiva, a pressão alta pode ser totalmente controlada através do uso de remédios e de mudanças no estilo de vida.


De acordo com a personal trainer Bruna Crivellaro, o sedentarismo é um fator que está intimamente ligado à ocorrência de hipertensão. Portanto, a prática de atividades físicas é essencial tanto para quem quer controlar a pressão alta, quanto para quem quer prevenir a condição.


Exercícios físicos para pressão alta


Para o melhor controle da pressão arterial, o professor do Instituto do Coração de São Paulo, Newton Nunes, recomenda atividades de intensidade leve a moderada, com 40 a 60 minutos de duração e frequência de 3 a 4 vezes por semana.


O ideal é realizar, pelo menos, 150 minutos de treinos semanais leves a moderados, que correspondem de 50% a 70% da frequência cardíaca máxima. Dentre eles, as atividades mais indicadas são as de modalidade aeróbica e musculação.


Atividades aeróbicas


As atividades aeróbicas são as mais recomendadas para os hipertensos. Natação, caminhada, corrida e