E se você soubesse que a hora que você come influencia na perda de peso? Saiba se jantar cedo emagrece e quais são os benefícios de adotar esse hábito.
É isso mesmo, o horário das refeições também importa para quem busca o emagrecimento. Isso se deve ao ritmo circadiano, uma espécie de relógio biológico que regula todo o metabolismo – inclusive a digestão.
Por isso, quem janta mais cedo pode perder mais peso do que quem janta perto da hora de dormir.
Aliás, tomar café da manhã mais tarde ou seguir o jejum intermitente parece gerar o mesmo efeito.
De acordo com um estudo de 2020 do Journal of Clinical Endocrinology & Metabolism, o simples fato de mudar o horário de uma refeição pode gerar impacto na queima de gordura e na perda de peso.
Segundo a pesquisa, jantar tarde tem relação direta com o ganho de peso pois isso aumenta os níveis de açúcar no sangue e reduz a queima de gordura – mesmo sem mudar nada no cardápio ou nas calorias ingeridas.
Para quem já sofre de doenças como a diabetes ou a obesidade, por exemplo, o impacto de jantar perto da hora de dormir pode ser ainda mais negativo.
Jantar mais cedo emagrece
Certamente, é preciso que além de jantar mais cedo, você também tenha um plano alimentar com déficit calórico que favoreça o emagrecimento.
Jantar cedo emagrece de verdade e quem explica isso são os nossos hormônios – especialmente a insulina e o cortisol.
A saber, a insulina é responsável por mandar açúcar (energia) para as células. Essa etapa demora cerca de 3 horas para acontecer dependendo do alimento ingerido. Assim, comer muito perto da hora de dormir é ruim, pois essa etapa não será concluída antes do sono.
Por outro lado, o cortisol fica mais elevado no meio da madrugada durante o sono. De fato, a combinação de níveis baixos de insulina com níveis altos de cortisol favorecem a queima de gordura.
No entanto, quando você janta muito tarde e já vai dormir, a insulina ainda não teve tempo de fazer o seu trabalho. E níveis altos de insulina inibem o cortisol e prejudicam a queima de calorias. Como resultado, jantar tarde favorece o acúmulo de gordura e não a sua queima.
Mais benefícios de jantar mais cedo
Além de ajudar a emagrecer, jantar mais cedo pode trazer outros benefícios, como por exemplo:
1. Melhora o sono
Certamente, jantar perto da hora de deitar pode elevar o risco de problemas como a indigestão e a azia. Com isso, episódios de refluxo que geralmente pioram ao deitar podem ser totalmente evitados.
Além disso, comer muito tarde pode afetar o ritmo circadiano e dificultar o sono.
2. Protege o coração
Comer e ir deitar logo em seguida pode interferir na pressão arterial normal, causando retenção de líquidos e inchaço no corpo. Isso acontece principalmente depois de ingerir alimentos ricos em sódio no jantar.
Assim, o ideal é evitar comer perto da hora de dormir e, se possível, evitar também refeições ricas em sódio e carboidratos simples no horário do jantar.
Dicas
Se você conseguir fazer sua última refeição do dia pelo menos três horas antes de dormir, seu metabolismo terá tempo suficiente para promover um ambiente ideal para a queima de gordura durante a noite.
Porém, se você não consegue jantar mais cedo por causa da sua rotina, não se culpe. Mas faça ajustes nas porções e evite os carboidratos refinados e o sódio.
Outra dica muito útil nesses casos é fazer um lanche no fim da tarde para não ficar com muita fome à noite. Dessa forma, é possível fazer uma refeição mais leve antes de dormir sem grandes dificuldades.
Por fim, você também pode contar com o auxílio de um nutricionista para ajustar os horários das suas refeições ao longo do dia, pois assim você será capaz de perder peso sem passar fome e sem prejudicar o seu sono.
Fonte: mundo boa forma
Comments