top of page
Foto do escritorFarmácia Cedroni

Precisou sair? O que fazer ao chegar em casa para evitar o coronavírus

Um passo a passo para driblar a contaminação com o coronavírus após andar na rua para ir ao mercado, por exemplo

A orientação oficial é: fique dentro casa. Essa atitude reduz a circulação do novo coronavírus, o que diminui o ritmo de novos casos da Covid-19, doença causada por esse agente infeccioso. Mas, em alguns momentos, a saída para a rua precisa acontecer. Visitas rápidas ao supermercado são necessárias para repor o que falta na despensa, por exemplo.

Além disso, muitas pessoas que trabalham em serviços essenciais não conseguirão ficar em isolamento domiciliar – estamos falando de profissionais de saúde, funcionários de farmácia, atendentes de supermercados e por aí vai.


Não custa reforçar que, ao sair, o melhor é ter um frasquinho de álcool em gel na bolsa. Assim, após tocar no botão do elevador e abrir portas, você garante a higiene das mãos – uma medida crucial contra a propagação do coronavírus.


E, seja qual for o motivo que justifique ir para a área externa, o fato é que alguns cuidados são essenciais também na hora de voltar para casa. O engenheiro de alimentos Cláudio Lima, especialista em saúde pública, de Fortaleza (CE), ensina quais são:


1- Entre sem sapatos


Os calçados podem servir de meios de transportes para o vírus. O correto, portanto, é deixá-los para fora de casa – se possível, separe um par para dar essas voltinhas. Uma boa dica é manter uma pequena sapateira na porta. “Aí você entra de meia ou descalço”, orienta Lima, que apresenta o quadro Inspetor Saúde, da Rede Record do Ceará – TV Cidade.


Se não for utilizar o sapato tão cedo, pode entrar com ele nas mãos e ir para a lavanderia. Lá, limpe-o bem e, em seguida, guarde-o com os outros sapatos.


2- Tire as roupas e tome um banho


Para evitar a propagação do novo coronavírus, outra recomendação é colocar as roupas direto no cesto de peças sujas. “Ou, até melhor, jogue na máquina de lavar e feche a tampa. Espere acumular uma boa quantidade e lave tudo”, indica Lima.


Segundo o especialista, o passo seguinte é tomar um belo banho. “Só depois disso é que você pode se relacionar com as outras pessoas da residência”, nota. Antes do banho, evite colocar as mãos no rosto ou mesmo nas paredes ou móveis da casa.

E foco constante na lavagem das mãos. Bastam água e sabão (qualquer um) para mantê-las limpinhas.


3- Limpe sua bolsa


Ela pode encostar em muita coisa até chegar em casa. Por isso, vale higienizar o acessório. Lima sugere usar álcool 70 ou algum produto específico para essa finalidade. Ainda há a opção de preparar uma solução com água e gotinhas de detergente. “É só passar na bolsa com um pano”, diz o especialista.


Importante: arranje algum lugar em que consiga pendurá-la. Serve um cabide mesmo. Assim, não há risco de o acessório contaminar superfícies como sofás, mesas e cadeiras.


4- Higienize aquilo que tocar


Assim que entrar em casa, limpe a maçaneta. E faça o mesmo com qualquer objeto em que, por ventura, você encoste antes de lavar as mãos com água e sabão – a exemplo de telefone, controle remoto e afins.


Mas Lima pondera: isso só vale para quando a gente (ou outro morador da casa) chega da rua. “Se não estiver saindo, não tem motivo para ficar desesperado e passando álcool em tudo e a todo instante”.


Limpar a casa uma vez ao dia já está suficiente. E não precisa fazer nada de outro mundo: só varrer e utilizar um pano úmido. “No piso, pode usar um desinfetante comum ou água sanitária, respeitando as instruções de diluição presentes na embalagem”, instrui o especialista.


Para não ter que realizar esse procedimento mais vezes, respeite a dica de não entrar em casa com os sapatos – apenas de meia ou descalço.


Lima pede ainda para deixar as janelas abertas e, assim, favorecer a circulação e renovação do ar.


5- Trouxe embalagens do mercado? Limpe-as também


É isso mesmo: caixas de leite, latas de milho e ervilhas, potes de iogurte, vidros de geleia e azeitonas, embalagens de catchup e maionese, garrafas de suco… Enfim, na medida do possível, lave tudo o que vier de fora com água e detergente. Depois, é só secar e guardar.


“Esses produtos passam pelas mãos dos funcionários da loja, além de clientes que, às vezes, pegam e não levam. Por isso, podem estar contaminados”, explica Lima.


Ele frisa a importância de lavar verduras e frutas. “Coloque os alimentos sob a água corrente e, depois, na solução de hipoclorito de sódio, ou conforme instruções da embalagem”, descreve. Em seguida, enxague novamente para tirar o excesso do produto.


10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page