Xantomas: conheça as causas dos depósitos de gordura na pele


Alterações no metabolismo de gorduras no organismo podem levar a essas manifestações cutâneas


Você sabe o que são xantomas? Eles são manifestações cutâneas que podem indicar alguma alteração sistêmica no organismo, como as dislipidemias. Em formato de vesículas que surgem na pele, essas manifestações cutâneas, na verdade, acontecem pelo acúmulo de lipídeos no interior de células que ficam localizadas na pele.


"Os xantomas são manifestações que podem ocorrer devido ao aumento do colesterol, dos triglicérides ou por causa de um colesterol HDL muito baixo", explica Maria Cristina Izar, diretora de promoção e pesquisa da Sociedade de Cardiologia do Estado de São Paulo (Socesp).


"Eles representam células inflamatórias com acúmulo de gordura - os macrófagos - e esse acúmulo de gordura subcutânea se manifesta por essas lesões de pele", explica

Há diversos tipos de xantomas, como os eruptivos, tuberosos, tendinosos, vegetantes, planos, e o xantelasma. Identificar essas alterações de forma precoce é importante, pois, como a razão é o excesso de gordura (lipídeos) em circulação, pode haver consequências sérias se a causa base não for identificada e devidamente tratada .

Essas consequências podem se manifestar desde uma pancreatite causada pelo excesso de triglicerídeos em circulação como até mesmo um infarto, provocado pelas consequências da quantidade exagerada de colesterol no sangue ao longo do tempo.


No caso da Hipercolesterolemia Familiar (HF), uma doença genética em que os níveis de colesterol chegam a níveis muito altos e podem provocar um infarto precoce, os xantomas são um sinal de alerta, já que é uma doença silenciosa e frequentemente descoberta apenas depois da realização de exames de sangue - quando não em sua consequência mais grave, o infarto do miocárdio.


"O xantoma na HF, em geral, também é um depósito de colesterol, mas normalmente nos tendões, como o tendão calcâneo ou o tendão de Aquiles. Pode acontecer uma protuberância, ou pode surgir somente um espessamento no tendão, sendo que algumas vezes isso é doloroso e pode se assemelhar a uma tendinite. Pode acontecer também em outros tendões, como nos punhos, cotovelos e dedos das mãos", explica Maria Cristina.


A médica detalha que há diferenças entre xantomas causados pelas diversas condições que os provocam, como o xantoma palmar em decorrência do colesterol HDL baixo. "Há diferenças, mas todos são acúmulos de gordura em tecidos onde eles não deviam estar, como dentro de células inflamatórias (macrófagos)", conta.


Síndrome da Quilomicronemia Familiar