6 alimentos que saciam e ajudam a emagrecer


Uma estratégia incrível em qualquer dieta para emagrecer é incluir alimentos que geram saciedade no cardápio. Isso porque, quando estamos saciados, fica mais fácil controlar o apetite, evitar comer além da conta e resistir às tentações culinárias que prejudicam a perda de peso.


Aliás, algumas dessas comidas são baratas e fáceis de incluir nas refeições. Ficou curioso em saber quais são esses alimentos que saciam e ajudam a emagrecer? Então, vamos conhecer alguns deles na lista a seguir:

Índice deste artigo:

1. Abacate


A fruta ajuda a matar a fome por mais tempo porque é rica em gorduras saudáveis e fibras, dois nutrientes que promovem a saciedade. Dá para usar o abacate tanto em pratos doces e salgados quanto em receitas de vitaminas.


Aproveite e conheça receitas com abacate para emagrecer. Apenas tenha o cuidado de não exagerar na quantidade de abacate, pois embora seja saudável, o alimento é calórico. Assim, o ideal para a dieta é consumir a fruta com moderação.


2. Chia ou linhaça


Adicionar a chia ou a linhaça nas suas preparações é outra excelente ideia porque elas também são ricas em gorduras saudáveis e fibras.


Por exemplo, você pode aumentar a saciedade do seu café da manhã ou lanche, com um pão de chia. Outra opção é trocar um bolo tradicional por uma receita de bolo de linhaça.


3. Feijão


Cortar o feijão da alimentação para emagrecer é um grande erro. Isso porque ele contém bastante fibras solúveis e uma quantidade significativa de proteínas, outro nutriente que produz saciedade no corpo.


Na realidade, é mais interessante para a dieta diminuir a quantidade de arroz e aumentar a de feijão, do que cortar o feijão. Até porque o arroz branco quase não contém fibras.


Entretanto, não é qualquer tipo de feijão que ajuda a emagrecer. O ideal é cozinhar feijão apenas com temperos naturais e saudáveis, sem adicionar bacon, linguiça ou outros ingredientes calóricos e gordurosos na panela.


4. Farelo de aveia


Ele é outra excelente opção para melhorar o poder de saciedade de uma refeição porque possui bastantes fibras e proteínas, que como vimos, são boas para a saciedade. Nunca usou o ingrediente? Então, aprenda receitas fit e saudáveis com farelo de aveia.


5. Frango sem pele


Já aprendemos que as proteínas ajudam a dar saciedade ao corpo, então, o frango sem pele não poderia ficar de fora da lista. Afinal, ele é classificado como uma proteína de alto valor biológico.


No entanto, sabia que não é só o peito de frango que serve para a dieta? É claro que ele contém menos gorduras do que outras partes, como a coxa e a sobrecoxa. Mas elas são mais baratas e também são ricas em proteínas.


Além disso, como a maior parte da gordura do frango está na pele, ao retirar a pele dessas outras áreas do frango já dá para diminuir a quantidade de gorduras do alimento.


6. Grão-de-bico


A leguminosa até contém carboidratos, mas os seus carboidratos são absorvidos devagar. Isso significa que eles não provocam o pico de insulina que está associado ao armazenamento de gorduras ou fazem a fome retornar logo, como ocorre com os carboidratos de absorção rápida.


O grão-de-bico é rico em proteínas e fibras, que justamente promovem saciedade e deixam a absorção dos carboidratos mais lenta.


Dá para usar o alimento em uma série de receitas: saladas, sopas, pastinhas e chips, por exemplo.


Fonte: mundo boa forma

3 visualizações0 comentário