top of page

6 formas de organizar a semana para que ela seja mais produtiva


A falta de organização pode levar a improdutividade; saiba como contorná-la


A realidade de muitos brasileiros inclui a prática de diversas tarefas no mesmo dia, sejam elas em casa, no trabalho ou nos estudos. No anseio de realizá-las, a desorganização pode aparecer, causando a sensação de sobrecarga e de estar em débito consigo por não ter cumprido tudo o que estava na lista de "to do" do dia.


Pensando nisso, separamos uma pequena lista com 6 dicas para você organizar a sua semana de modo a torná-la mais produtiva. Vamos conhecê-las?! Então, prepare sua caneta para tomar nota dos pontos abaixo e, quem sabe, já iniciar a próxima semana colocando essas dicas em prática.


1. Priorize suas tarefas: hierarquia de atividade é a chave de sucesso para colocar a sua semana em ordem e, sem esse item, dificilmente você colocará as demais dicas em prática. Ao tentar realizar diferentes atividades ao mesmo tempo, você corre o risco de deixar alguma delas passar despercebida ou até mesmo não se dedicar com afinco a todas elas.


Portanto, faça seu planejamento diário, de preferência com um dia de antecedência, determinando quais tarefas são mais importantes ou urgentes e assim por diante. Se necessário, anote em um post-it, na sua agenda ou até mesmo no seu calendário do e-mail.


2. Planeje pausas: estudos comprovam que fazer pequenas pausas durante o dia, ao contrário do que já foi dito, aumenta a produtividade. Essa pausa pode ser usada para realizar um breve alongamento do corpo, praticar o mindfulness ou apenas para respirar fundo e voltar ao trabalho. Os benefícios vão desde maior concentração e calma para lidar com os problemas do dia à realização de tarefas com mais rapidez, afinal, a mente estará mais relaxada.


3. Alimente-se nos horários corretos e de forma saudável: manter uma alimentação balanceada é importante tanto para ter mais foco e concentração, quanto para melhorar a sua produtividade. Inclusive, é importante saber que esses pontos estão correlacionados. Se você está trabalhando de casa e acha que o tempo que tem para preparar a sua refeição não é suficiente, prepare suas refeições com antecedência


Caso o dia mais tranquilo seja o domingo, programa-se para fazer e congelar pequenas marmitas para o restante da semana. Com isso, você ganha tempo, pois não terá que cozinhar todos os dias e ainda consegue se alimentar de forma saudável. E lembre-se: lanche não é almoço. Às vezes, substituir o almoço por um hambúrguer pode ser prazeroso, mas não torne isso um hábito, seu corpo precisa de nutrientes para se manter desperto e produtivo.


4. Faça atividades físicas: mantenha-se em movimento para sua produtividade permanecer sempre em alta. Estudos indicam que as atividades físicas aumentam os níveis de energia, uma vez que melhoram o fluxo sanguíneo do corpo.


De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), realizar 30 minutos de atividade diariamente já é suficiente para ter ganhos. Mesmo em casa, você consegue praticar exercícios físicos. Inclusive, há inúmeros aplicativos gratuitos que podem te incentivar a manter o seu corpo em movimento. Já tentou algum?


5. Adapte os planos: se sua rotina é muito diferente ou você não se adaptou a um primeiro plano que estabeleceu, não tenha medo de mudá-los até encontrar uma nova maneira de organizar as semanas.


6. Considere imprevistos: nenhuma rotina é perfeita, tampouco o planejamento. Imprevistos podem acontecer com qualquer pessoa, então uma maneira de lidar com esses problemas de última hora é considerá-los mesmo antes que aconteçam.

Para isso, tente deixar seu fim de dia ou da semana para resolvê-los. No entanto, se o imprevisto tiver que ser resolvido na mesma hora, muitas vezes pode ser interessante ter a ajuda de terceiros.


Para ter mais tranquilidade, contratar seguros pode ser uma forma de ajudar a resolver esses incidentes. Veja algumas situações em que essas coberturas podem ajudar:

  • Acidente de trânsito: não precisa mais se preocupar com o possível atraso a uma reunião importante de trabalho caso você se envolva em um acidente de trânsito. O seguro auto pode te ajudar a resolver esse imprevisto de forma mais rápida.

  • Problemas com o encanamento: imagine estar se preparando para uma entrevista online de emprego e, de repente, o vaso sanitário entope e começa a vazar. O seguro residencial também auxilia a resolver o imprevisto de forma rápida.

Fonte: minha vida

14 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page