7 sinais comuns que indicam falta de vitamina B no organismo


Já se perguntou se os níveis de vitaminas do complexo B estão em dia no seu corpo? Pois saiba que a carência delas pode interferir - e muito - na saúde


Você sabia que a falta de vitaminas do complexo B no organismo pode causar diversos sintomas, inclusive afetar gravemente o sistema nervoso e até provocar incapacitação? É por isso que é importante ter uma dieta equilibrada e consumir diariamente todos os grupos alimentares, pois assim é possível obter todas as vitaminas necessárias para o corpo.


O complexo B é composto pelas vitaminas B1, B2, B3, B5, B6, B7, B9 e B12. E, para entender melhor essa necessidade de consumo diário, as vitaminas do complexo B são hidrossolúveis e, por essa razão, não permanecem armazenadas por longos períodos no organismo, devendo ser ingeridas regularmente.


Abaixo, veja alguns sintomas causados pela falta de vitaminas do complexo B no organismo e cuide-se!


Falta de energia: aquele desânimo ou fadiga pode não ser simplesmente resultado de um dia cheio. A falta de vitaminas do complexo B também interfere na geração de energia, o que faz com que a vontade seja apenas de repousar. Se estiver se sentindo cansado com frequência, lembre-se de consultar um médico, mas não deixe de verificar se você está ingerindo em quantidade adequada as vitaminas B1, B3, B5 e B9.


E não é difícil encontrar essas vitaminas nos alimentos. A vitamina B1, por exemplo, você obtém através de legumes, ovos, leites, carnes, cereais integrais e leguminosas, como grão-de-bico e feijão.


Já a vitamina B3, além dos leites e ovos, é possível adquiri-la por meio de cogumelos, peixes, fígado, cenoura, tomate, frutas secas e alguns tipos de oleaginosas, como castanha-do-pará e amendoim.


No caso da vitamina B5, mais uma vez os leites e ovos são fontes desse nutriente. Além disso, as vísceras também podem ser uma boa fonte de vitamina B5, bem como o gérmen de trigo, o feijão e as ervilhas. Ah, os cogumelos também carregam essa vitamina preciosa!

Por sua vez, a vitamina B9 é encontrada no fígado, no feijão, nas frutas cítricas, nos ovos e nos vegetais verde-escuros, como couve, espinafre e brócolis. Não se esqueça de colocá-los no prato!


Depressão: entre as muitas razões que podem levar ao desenvolvimento de depressão, a carência de vitaminas do complexo B pode ser uma delas. Por isso, caso esteja se sentindo deprimido, em primeiro lugar procure um médico, mas não deixe de verificar também como está a sua alimentação.