8 sinais que você está comendo muito açúcar

Sintomas são muito comuns e podem passar despercebidos; médico explica

Estudo da Organização Mundial de Saúde (OMS) revelou que os brasileiros consomem 50% a mais açúcar do que deveriam. Isso porque a recomendação é que a ingestão máxima por dia seja de até 50 gramas. Isso equivale a 10 pacotinhos, para se ter uma ideia.


Limite de açúcar

Mas como saber se estamos comendo açúcar demais? O nosso corpo dá alguns sinais disso:


Cansaço excessivo

Mudanças de humor

Aumento de peso

Acne

Mais vontade de consumi-lo (isso porque ele causa picos de satisfação no cérebro e esse tipo de alimento gera compulsão e dependência)

Falta de concentração

Baixa imunidade

Pressão alta, entre outros, indicam que ultrapassamos o limite.


Risco do excesso de açúcar


A lista de problemas de saúde ocasionados pelo excesso deste ingrediente também é grande:


Obesidade

Hipertensão

Resistência insulínica

Diabetes tipo 2

Dislipidemias (aumento de colesterol e triglicérides)

Doenças cardiovasculares

Síndrome metabólica (associação de todas as disfunções citadas)

Esteatose hepática (gordura no fígado)

E até câncer.


Açúcar mais saudável


Hoje já existem no mercado diversos outros tipos de açúcar que podem substituir o refinado, como o orgânico, mascavo, demerara, cristal, light, mel e açúcar de coco. Seriam eles mais saudáveis?


A resposta é não. Eles são apenas "menos piores", mas o consumo deles não também não está totalmente liberado, por isso, evite abusar.


Benefícios do açúcar


Apesar das questões citadas acima, não é preciso cortar totalmente o açúcar da sua rotina. Ele pode sim fazer parte de uma alimentação equilibrada. Afinal, quem resiste a um docinho de vez em quando?


Além de ser uma fonte de prazer e nos dar energia, ele também é responsável pela liberação do neurotransmissor serotonina, que traz a sensação de bem-estar. Ou seja, o consumo, além de bom para o organismo, é bom para a mente.


Desde que a ingestão seja feita com moderação, não mais do que 50 gramas por dia, e esteja associado a uma vida saudável, na qual não falte o consumo de frutas, verduras, legumes, e nem a prática de alguma atividade física. Nesse contexto, o açúcar não é considerado vilão. O segredo, é manter o equilíbrio.


Fonte: minha vida

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