Alimentos Anti-Inflamatórios



Você já ouviu falar em alimentos anti-inflamatórios? Esta é uma das grandes novidades no campo da Nutrologia, mas para que servem esses alimentos exatamente?


Os alimentos anti-inflamatórios, entre outras vantagens, facilitam a perda de peso, melhorando o funcionamento do intestino e de seu organismo em geral. Esses alimentos melhoram a saúde e o bem-estar. Na estética, um bom exemplo é no combate a celulite, que nada mais é do que uma inflamação.


Inflamação no Organismo


A inflamação ocorre quando nosso organismo sofre uma infecção, ataque externo ou lesão. Há, inclusive, casos de inflamação crônica, causada por doenças como artrite reumatoide e aterosclerose, por exemplo. Esse tipo de “inflamação invisível” é mais comum do que se pensa, e pode estar instalada, por exemplo, no intestino ou em outros órgãos.


Quando ocorre um processo inflamatório, o normal é que sejam prescritos remédios anti-inflamatórios. O problema é que alguns desses medicamentos têm efeitos colaterais, principalmente se for necessário utilizar a medicação por um longo período. Já com a ingestão de alimentos anti-inflamatórios isso não acontece, por se tratar de uma solução natural que o corpo “reconhece”. Por isso, seja em casos de inflamações já instaladas ou principalmente para prevenir, vale a pena investir na alimentação: fortalecer o organismo, criar uma fonte de defesa poderosa contra agressores e, consequentemente, aumentar a imunidade.


Outro fator importante com relação aos alimentos anti-inflamatórios é que eles podem potencializar a recuperação das fibras musculares e evitar lesões. Para quem pratica atividades físicas regularmente, especialmente musculação, adicionar esses alimentos à sua dieta diária só irá trazer benefícios para melhorar seu desempenho.


Alimentos Anti-Inflamatórios


Conheça alguns alimentos conhecidos pela função anti-inflamatória que exercem no organismo:


Orégano


Essa planta possui diversos benefícios para a saúde devido às suas propriedades antioxidantes, antimicrobiana e anti-inflamatórias, as quais ajudam a prevenir e combater algumas doenças. O orégano é um anti-inflamatório natural. Isto porque a erva contém uma substância biologicamente ativa denominada beta-cariofilina (E-BCP), também encontrada no