Argila preta: benefícios de usá-la na pele e no cabelo


A argila preta é rica em minerais que são benéficos tanto para a pele quanto para os cabelos


O que é argila preta


A argila preta é um produto com alto poder antioxidante e anti-inflamatório. E não é à toa que ela é considerada a mais nobre de todas as argilas, pois é rica em silício, alumínio e titânio.


As substâncias presentes na argila preta são capazes de beneficiar tanto a pele quanto o cabelo, pois juntas agem como um poderoso cicatrizante, capaz de atuar na renovação celular e controlar a oleosidade.


Benefícios da argila preta

  • Ajuda a ativar a circulação sanguínea da pele

  • Tem ação anti-inflamatória e antisséptica

  • Atua como cicatrizante

  • Beneficia o couro cabeludo

  • Controla a oleosidade da pele e do cabelo

  • Contribui com a produção de colágeno na pele

  • Devolve o brilho natural para a pele e cabelo

  • Normaliza a secreção de sebo

  • Nutre e hidrata pele e cabelo.


Ao longo do dia, partículas de poluição vão aderindo à pele, o que resulta em excesso de oleosidade e obstrução dos poros, promovendo o aumento de sebo e o surgimento de acne. O uso da argila preta consegue remover as células mortas e estimular a cicatrização.


De acordo com a cosmetóloga Heloisa Olivan, a argila preta consegue beneficiar peles sensíveis e acneicas, pois tem ação anti-inflamatória que ajuda a controlar a produção de bactérias na região.


A propriedade antioxidante da argila preta auxilia no tratamento de rejuvenecimento de peles maduras. "Ela contribui com a produção de colágeno e melhora o viço, o brilho e a hidratação da pele", ressalta a cosmetóloga do Instituto Olivan.


Segundo a dermatologista Laís Leonor, especialista da clínica Dr. André Braz, o couro cabeludo também não fica de fora de todos os benefícios que argila preta pode oferecer. Isso porque ela atua no controle da descamação e caspa.


Além disso, o seu principal objetivo quando usada no couro cabeludo é a limpeza da região, favorecendo o crescimento saudável dos fios. "A ativação da circulação através de massagem aumentará ainda mais o processo de renovação celular, diminuindo a queda de cabelo", esclarece a cosmetóloga Heloisa Olivan.


A dermatologista Fabiana Seidl também indica utilizá-la no comprimento de cabelos escuros. "A argila preta deixa os cabelos mais resistentes, evitando a quebra, além de deixá-los com mais brilho", explica.


Argila preta na pele: como usar


A argila preta pode ser usada tanto no rosto quanto no corpo. As regiões do corpo que ela pode ser aplicada são pernas, abdômen, virilha e bumbum. É indicado limpar e esfoliar a região do corpo que será tratada antes da aplicação. Já no caso do rosto, basta deixá-lo limpo antes de passar a máscara. Confira a receita abaixo.


1. Em um recipiente, adicione uma colher de sobremesa de argila com a mesma quantidade de água mineral ou soro fisiológico.

2. Misture bem até ficar uma pasta homogênea com consistência cremosa.

3. Espalhe a misturinha de argila preta na pele previamente limpa e seca. Se optar por aplicar no rosto, deixe agir por cerca de 20 minutos.

4. Se aplicar em alguma região do corpo, deixe agir de 30 a 40 minutos.

Remova com água morna e depois que secar a pele com uma toalha limpa, finalize aplicando um creme hidratante indicado para o seu tipo de pele.

  • Pele seca: indicado uma vez por semana

  • Pele mista e oleosa: indicado duas vezes na semana.

Pode deixar a argila secar?


Muitas pessoas acreditam que a argila, seja ela de qualquer cor, faz efeito somente quando começa a secar e repuxar a pele. Mas isso não é verdade, muito pelo contrário.


As argilas agem na base da troca, ou seja, ela absorve as impurezas da pele e devolve no lugar minerais ricos em benefícios. No entanto, para que isso funcione da maneira correta, é necessário umedecer a região.


Água, soro fisiológico, água termal e até chás podem ser usados para umedecer a região tratada sem deixar a argila secar. "Quando seca, a argila torna-se uma rocha, incapaz de doar seus minerais para a pele ou couro cabeludo", pondera a cosmetóloga Heloisa.


Dessa forma, nunca é indicado deixar a argila secar. O ideal é sempre ir umedecendo a região até o tempo estipulado para a sua retirada.

Argila preta no cabelo: como usar


1. Separe uma quantidade de argila preta ideal para o seu cabelo e misture com um pouco de água filtrada até chegar em uma consistência cremosa.

2. Divida o cabelo mecha a mecha e aplique a pasta de argila com os dedos diretamente no couro cabeludo e ao longo dos fios. Massageie o couro cabeludo em movimentos circulares.

3. Deixe agir por cerca de 20 minutos e não se esqueça de umedecer a região. Você pode usar um borrifador com água. Por fim, lave e condicione os fios.


Fonte: minha vida

2 visualizações
Menu Rápido
Orçamento Rápido
Endereços e Contatos

Orçamentos: farmacia@cedroni.com.br

 

11 2764.3700 | 11 3277-3753

WhatsApp 11 99350-7997

0800 7733 700

 

Consultoria Técnica Farmacêutica

11 2764-3747

farmaceutica@cedroni.com.br

  • Facebook
  • Twitter
  • YouTube
  • Pinterest
  • Tumblr Social Icon
  • Instagram

Copyright © 2019 - Todos os Direitos Reservados - Farmácia Cedroni - Desenvolvido por Acasadearte