top of page

Artrose no joelho: 5 exercícios para aliviar a dor

Veja como diminuir as dores e fortalecer a região para diminuir o desconforto


A estrutura corporal tem o desgaste nas suas articulações referentes ao impacto das atividades físicas intensas e também da rotina diária das pessoas. Por isso, dores e condições como a artrose são muito comuns.


No dia a dia das pessoas e também dos atletas, seja eles amadores ou profissionais, temos objetivos para alcançar. Seja a execução de tarefas do cotidiano, ou no treino e na competição.


Mas sem um acompanhamento ideal nas diversas situações, desde um treinador nas situações mais específicas, ou de médicos especialistas para cuidar do corpo, algumas lesões específicas ao joelho podem ocorrer. Por isso, vamos dar algumas dicas para fortalecer a sua estrutura.

O que é artrose no joelho


A artrose é um desgaste da cartilagem que recobre a extremidade do osso do joelho e é identificada pela dor constante, movimentos limitados, rigidez em levantar da cama e inchaço na fase mais aguda.


É possível melhorar com fisioterapia, com o fortalecimento e alongamento da estrutura que está acometida para a segurança das suas atividades diárias. Os exercícios que podem auxiliar nesse processo são:


Exercícios para artrose no joelho


1- Elevação do quadril

Deitado, fazer a elevação do quadril, deixando uma perna para baixo, flexionada, de apoio, e a outra perna estendida. Depois relaxando com o tempo de 10 segundos por 10 vezes, com apoio para o joelho.

2 - Bola entre os joelhos

Deitado, deixar as pernas flexionadas e colocar uma bola meio vazia entre os joelhos. Fazer pressão apertando a bola por 10 segundas, com 10 séries.


3 - Elevação de perna

Deitado de lado, deixar uma perna estendida e a outra flexionada. Elevar a perna estendida até a linha do quadril, com o número de 10 repetições, em 3 séries no total. Não esquecer do descanso e o apoio na cabeça.


4- Afastamento de pernas

Deitado de lado, deixar as duas pernas flexionadas com o afastamento lateral da perna de cima. Não movimentar a coluna e colocar apoio na cabeça. Fazer 10 vezes, em 3 séries no total.

5- Elevação de pernas de costas

Deitado de barriga para baixo, deixar as duas pernas estendidas, subindo uma de cada vez, alternadas, até a linha do quadril. Fazer 10 repetições, numa sequência de 3 séries no total.


Fonte: minha vida

27 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page