top of page

Branqueamento de alimentos: o que é e como fazer em casa?


Aprenda técnica simples de conservação que faz alimentos durarem mais na pandemia


Encher o carrinho de legumes e verduras no mercado e na feira é sempre uma alegria. Porém, quando acabamos perdendo esses alimentos muito rapidamente por conta da má conservação, a festa vira imediatamente uma tragédia.


No entanto, mais do que conservar a aparência, o sabor e a vida útil do alimento, é importante, acima de tudo, conservar suas propriedades nutricionais.

Até porque manter alimentos frescos, além de evitar desperdícios desnecessários, também é um alívio para o bolso. A Associação Brasileira de Nutrição fez um guia para alimentação em tempos de pandemia e ensinou uma técnica chamada de branqueamento.


O que é o branqueamento de alimentos?


A técnica de branqueamento visa conservar, principalmente, legumes e folhas, com o intuito de preservar a qualidade desses alimentos e também o seu valor nutricional.

Além de tudo, o branqueamento de alimentos também dificulta o crescimento e a proliferação de bactérias.


Isso porque a técnica faz com que a água presente nesses vegetais se transformem em gelo, o que reduz a carga microbiana, além de inativar as enzimas naturais responsáveis pelo amadurecimento e escurecimento precoce dos alimentos.


Dessa forma, os legumes e folhas podem ser muito melhor aproveitados, adquirindo mais tempo para serem consumidos e sem perder seus benefícios nutricionais.


Como fazer em casa?


O procedimento de branqueamento é bem simples e consiste em dar um choque térmico no alimento, colocando-o em água fervente para logo em seguida mergulhá-lo na água gelada.


É preciso se atentar, pois cada legume e folha tem o seu respectivo tempo de imersão na água quente e fria. Segue o passo-a-passo:

  • Higienize bem os legumes e verduras

  • Corte-os em pedaços, de preferência no formato que eles serão consumidos

  • Em seguida, coloque os alimentos em uma panela com água fervente e no fogo alto. Tampe a panela e espere

  • Após o tempo indicado, retire os alimentos de dentro da água quente (com o auxílio de uma escumadeira ou de uma peneira)

  • Rapidamente, coloque as verduras e legumes em um recipiente com água bem gelada e espere (o choque da água fervente para a água gelada impedirá o processo de cozimento do alimento)

  • Após o tempo indicado, retire os alimentos da água gelada e os deixe escorrer. Depois transfira-os para saquinhos plásticos culinários ou potes herméticos, tomando cuidado remover o excesso de ar

  • Por fim, leve os saquinhos ou potes ao congelador.


Para melhor consumo e controle, procure etiquetar os saquinhos e potes com a data da manipulação antes de congelá-los.


Qual o tempo de fervura para cada alimento?


O tempo de imersão na água quente depende do tamanho que o alimento for cortado. Quanto menor for o tamanho do alimento, menor será o tempo de imersão na água fervente. Quanto maior o tamanho, maior o tempo de imersão.


1 minuto: tempo indicado para alimentos pequenos, ralados ou cortados em pedaços bem pequenos, por exemplo, ervilha em grãos, milho em espiga, abobrinha ralada, tiras de pimentão.

2 minutos: abobrinha picada, acelga picada, almeirão picado, brócolis, cenoura picada, cheiro-verde, chicória picada, couve e couve chinesa picada, espinafre picado, talo de alho poró, talo de aipo.

3 a 5 minutos: abóbora, batata, aspargo, berinjela, cenoura inteira, couve-de-bruxelas.


Fonte: minha vida

184 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page