top of page

Como engrossar o cabelo fino e ralo?


Fios finos e enfraquecidos podem estar ligados a danos químicos e alterações no organismo


Ostentar cabelos fortes, saudáveis e fartos é o sonho de muita gente. Porém, por consequência de danos, alterações no organismo ou simplesmente por genética, várias pessoas precisam lidar com a fibra capilar mais fina, ou seja, cabelos finos e com pouco volume.


Mas será que é normal ter os fios mais finos? É possível reverter o quadro e engrossar o cabelo?


Conversamos com uma especialista a fim de tirar todas as dúvidas sobre como engrossar o cabelo e quais os cuidados para evitar o afinamento e enfraquecimento dos fios.


É normal ter o cabelo mais fino?


O que caracteriza o cabelo fino é a sua estrutura frágil e quebradiça, sobretudo quando sofrem com processos para esticar ou químicas para clarear ou escurecer. As hastes são menos espessas e mais sensíveis.


Conforme explica Joana Darc Diniz, médica e diretora Científica da Sociedade Brasileira de Medicina Estética (RJ), a estrutura dos fios varia de acordo com cada organismo e com a idade. Isso porque na infância os cabelos são naturalmente mais finos, brilhantes e saudáveis, já na adolescência, devido a influência hormonais, a textura do cabelo muda de aspecto e tornam-se mais volumosos e com mais ondulações.


Já na fase adulta os fios passam por uma nova mudança, costumando ficar com menos volume, assim como na época da menopausa e andropausa, quando os cabelos também tendem a ficar mais finos ainda.


"É normal que o fio de cabelo mude de espessura ao longo da vida. Eles têm um diâmetro que cresce até por volta dos 20 anos, se estabiliza e fica com a mesma espessura até os 50 anos. Depois, o fio volta a ficar mais fino até por volta dos 80 anos", elucida Joana.


Segundo a médica, o que causa esse afinamento dos fios é o enfraquecimento do folículo piloso - estrutura composta pelo fio de cabelo e seus elementos, como o bulbo, a glândula sebácea, entre outros.


Tanto cabelos lisos quanto crespos podem ser finos, podendo ser frágeis e suscetíveis a quebras.


Como engrossar o cabelo e dar mais volume aos fios?


O tratamento para engrossar o cabelo vai depender da causa dos fios finos.


Perda de massa capilar: De acordo com Joana Darc, em casos que o problema seja a perda de massa capilar, o tratamento indicado deve ser através de um aporte de proteína, a fim de melhorar a forma e a densidade do fio.


Fios naturalmente finos: Agora, se os seus fios forem naturalmente mais finos, o indicado é o uso de produtos adequados e xampu a seco, todos preferencialmente com fórmulas mais leves. Isso porque o excesso de produtos e componentes químicos deixa o cabelo mais enfraquecido, o que consequentemente resseca, afina e compromete os fios.


Hidratação: Fios finos e com menos volume pedem uma rotina de hidratação e nutrição com aminoácidos. Porém, de acordo com Joana, essas devem ser bem orientadas, a fim de se obter uma reconstrução capilar adequada.


"Faça hidratação com queratina, mas sem excessos. A queratina faz parte da constituição das hastes capilares. Uma dose extra de queratina evita a quebra e estimula o crescimento capilar. Cabelos muito finos têm crescimento lento", recomenda a médica.


Melhore a alimentação: Para a reconstituição dos fios é necessário cuidado de dentro para fora, e isso inclui, principalmente, uma boa alimentação.


"Alimentos com biotina podem deixar o cabelo mais forte e grosso. Mantenha o consumo regular de gemas de ovo, peixes, batatas, brócolis, espinafre e leite", explica Joana. Veja as melhores vitaminas para o cabelo.


Outro ponto que a médica levanta é o cuidado na hora de pentear, especialmente quem já tem os fios mais finos. Para isso, é importante desembaraçar e pentear o cabelo delicadamente, de modo a evitar a quebra dos fios.


Hidratações e tratamentos para engrossar o cabelo


Para a manutenção regular dos fios é recomendado o uso de máscaras hidratantes e reparadoras, além do uso de filtro solar contínuo nos cabelos.


"A queratina, os silicones, aloe vera e açúcares próprios para os cabelos são espessantes de uso tópico", recomenda Joana Diniz.


Outros produtos que para este fim são os agentes condicionantes não quaternizados, frutos de pesquisas realizadas na Europa.


Para manter os fios nutridos através do aporte de vitaminas, as recomendadas são: vitaminas do complexo B, ferro e zinco. Esses suplementos atuam na prevenção do afinamento dos fios e também do envelhecimento capilar.


Cuidados para evitar o afinamento e enfraquecimento dos fios


Dentre os principais cuidados estão:

  • Lavar o cabelo com temperatura amena (evitar água muito quente)

  • Secar o cabelo suavemente

  • Respeitar o tempo de uso e os intervalos de aplicação dos produtos

  • Se possível, evitar procedimentos químicos agressivos e repetitivos

"Deixar os cabelos sem agressão química por 4 a 6 meses pode diminuir a agressão aos fios e não levar ao afinamento", indica Joana.


O que deixa o cabelo mais fin

De acordo com a especialista, tanto hábitos inadequados quanto alterações no organismo podem deixar os cabelos mais finos, um podendo agravar o outro.

As principais causas são:

  • Hereditariedade e problemas na tireóide

  • Deficiência de vitaminas do complexo B e ferroDietas rígidas com grande perda de peso

  • Alterações no eixo hormonal - feminino ou masculino

  • Falta de higienização capilar correta (o acúmulo de resíduos pode obstruir os fios e acelerar o afinamento)

  • Excesso de procedimentos químicos (podem levar a perda de queratina)

  • Uso constante de chapinha, secador e babyliss

  • Banho com água muito quente

Todos esses fatores influenciam diretamente na saúde dos cabelos, interferindo na espessura dos fios.


Joana Diniz ainda aponta que a calvície, uma doença hereditária, também leva a uma miniaturização dos fios e o afinamento capilar.


Em casos que a pessoa não observa nenhuma melhora nos fios, e é apresentado qualquer tipo de alteração no couro cabeludo (oleosidade excessiva e caspa) ou mesmo nos fios (ressecamento, queda ou afinamento), o recomendado é buscar a ajuda de um especialista, a fim de um diagnóstico preciso e de um tratamento adequado.


"Procure ajuda médica especializada, ou seja, um dermatologista especializado em tricologia, o estudo profundo do cabelo e das doenças que podem acometer os fios e o couro cabeludo", finaliza a médica.


Fonte: minha vida

73 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page