top of page

Conheça o camu camu, fruta com mais vitamina C que a laranja


Fruta pouco conhecida oferece diversos benefícios à saúde e pode ser consumida em pó


O camu camu, também conhecido como caçari ou araçá-d'água, é uma fruta originária do camucamuzeiro, encontrada principalmente no Peru, mas que também se estende à Amazônia Brasileira, Colombiana, Venezuelana e da Guiana Inglesa. O camucamuzeiro faz parte da família Myrtaceae, da qual também fazem parte diversas árvores frutíferas, como a jabuticabeira, a pitangueira e a goiabeira.


Atualmente, o Peru é o principal produtor e exportador de camu camu, mas na região norte do Brasil também é possível encontrar a fruta em grande quantidade. O camu camu é uma fruta pequena, que pesa entre oito e 10 gramas, com coloração avermelhada ou arroxeada. Em seu interior encontra-se um pequeno caroço e uma polpa clara, parecida com a da jabuticaba.


Alta concentração de vitamina C


A fruta é conhecida principalmente por sua mais importante característica: o camu camu é a fruta com maior concentração de vitamina C. "Ele é pouco consumido, mas muito importante para a saúde. Para se ter noção, o camu camu apresenta cerca de 30 vezes mais vitamina C que a laranja. Ou seja, 100 gramas da fruta possui cerca de 1800 miligramas do nutriente", explica Lys Araújo, nutricionista do centro clínico Órion Complex.


Demais benefícios do camu camu


Os benefícios do camu camu vão além da alta concentração de vitamina C. Segundo Bruna Nogueira, nutricionista do departamento científico da E4 Agência, a fruta ainda auxilia na manutenção da boa saúde como um todo. Confira:


Auxilia na imunidade: também devido ao alto índice de vitamina C, o camu camu pode ser um grande aliado no fortalecimento da imunidade, pois o nutriente é essencial para o funcionamento adequado do sistema imunológico. A fruta também é fonte de naringenina, composto com potencial ação antiviral.


Favorece o cuidado com a pele: o camu camu pode potencializar a síntese de colágeno, principal proteína estrutural do corpo responsável pela estrutura, fortalecimento e hidratação da pele. Isso se dá, também, por conta da sua alta concentração de vitamina C, nutriente essencial para a produção dessa proteína. Além disso, ele pode ser aliado da prevenção do envelhecimento cutâneo, por evitar a ação deletéria dos radicais livres nas células da pele.

Contribui para a saúde intestinal: por ser fonte de fibras, o camu camu também pode facilitar o trânsito intestinal, além de contribuir para a proliferação de bactérias benéficas ao intestino.


Camu camu ajuda a emagrecer?


A resposta é sim! Ainda de acordo com a nutricionista Bruna Nogueira, o camu camu pode favorecer o processo de emagrecimento. "A resistência à insulina, inflamação e estresse oxidativo fazem parte do processo de emagrecimento, e o camu camu apresenta nutrientes e ativos que são capazes de controlar essas condições. Para completar, ele é fonte de fibras, que contribuem para uma maior sensação de saciedade, auxiliando no controle da porção alimentar a ser consumida", afirma a profissional.


Riscos do consumo excessivo


Segundo a nutricionista Maria Carolina Uchôa Bernardes, todo consumo em excesso ou de forma inadequada pode causar algumas reações adversas leves. "Entre as reações mais comuns do consumo excessivo de camu camu estão náusea e vômitos, além de diarreia, que são ligadas diretamente à hipervitaminose de vitamina C", explica a especialista.


Portanto, a quantidade segura para consumo de camu camu é de até 75 gramas por dia, a qual já atinge a necessidade diária de vitamina C.


Onde encontrar camu camu?


O camu camu in natura é encontrado mais facilmente nas regiões Norte e Nordeste do Brasil em mercados e feiras livres. Como alternativa para as demais regiões, a versão em pó é bastante comercializada e pode ser encontrada em mercados, farmácias, lojas de produtos naturais ou até na internet. 100 gramas do produto custam entre R$ 15 e R$ 20.


Receitas com camu camu


Vitamina de camu camu com frutas


Receita da nutricionista Maria Carolina Uchôa Bernardes:

Ingredientes

  • 1 xícara de chá de mirtilos congelados

  • 1 xícara de chá de morangos

  • 1 banana madura

  • 1 xícara de chá de leite de coco

  • ½ colher de sopa de camu camu em pó

  • Sementes de girassol a gosto.

Modo de preparo


No liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo. Consuma a vitamina em seguida sem adicionar açúcar.


Suco verde com camu camu


Receita da nutricionista Luanna Caramalac Munaro:


Ingredientes

  • 1 banana

  • 3 morangos

  • 1 maçã com casca

  • 1 punhado de espinafre

  • 1 colher de chá de camu camu em pó

  • 150 ml de água.

Modo de preparo


No liquidificador, acrescente todos os ingredientes e bata até ficar homogêneo. Consuma o suco em seguida sem adicionar açúcar.


Shot de beleza com camu camu


Receita da nutricionista Bruna Nogueira, do departamento científico da E4 Agência:

Ingredientes

  • 50 ml de suco de uva integral

  • 1 colher de sobremesa de camu camu em pó.

Modo de preparo


Misture muito bem os ingredientes em um copo pequeno e consuma a bebida antes do café da manhã diariamente para favorecer a saúde da pele.


Bolo de fit de camu camu


Receita da nutricionista Juliana Vieira:


Ingredientes

  • 1 xícara de chá de adoçante natural

  • 1 xícara de chá de suco de camu camu

  • 2 ½ xícaras de chá de farinha de trigo integral

  • 1 colher de sobremesa de essência de baunilha

  • 1 colher de sopa de fermento em pó

  • 100 g de manteiga ghee

  • 4 ovos.

Modo de preparo


No liquidificador, bata o adoçante com a manteiga e os ovos por três minutos. Então, acrescente a farinha e o suco de camu camu. Misture os ingredientes ainda no liquidificador com a função pulsar. Por último, acrescente a essência de baunilha e o fermento, e misture com o auxílio de uma espátula com o liquidificador desligado. Disponha a massa em uma forma para bolo untada e enfarinhada. Leve a assadeira ao forno preaquecido a 180 graus por 45 minutos.


Fonte: minha vida

55 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page