top of page

Coronavírus: qual é o jeito certo de lavar as mãos?

Aprenda como manter as mãos devidamente higienizadas com o passo a passo ensinado por especialistas


O avanço do novo coronavírus (SARS-CoV-2) no Brasil, responsável pela doença COVID-19, já causou 34 mortes em apenas um mês. Como forma de combater esse quadro viral, o Ministério da Saúde indicou o reforço dos hábitos de higiene, o que inclui lavar as mãos frequentemente.


O que pouca gente imagina, no entanto, é que, para eliminar qualquer vestígio do vírus, é necessário que a lavagem seja realizada de forma correta. Isso porque o coronavírus é transmitido através de gotículas respiratórias e, de acordo com a infectologista Raquel Muarrek, a estimativa é de que ele pode sobreviver de 2 a 72 horas em superfícies externas.


Desta forma, a higienização das mãos, que são a parte do corpo que mais entra em contato com objetos, precisa ser feita de maneira eficaz e completa. Para isso, há um passo a passo que deve ser seguido, de acordo com os especialistas. Confira:


Como lavar as mãos corretamente


"Idealmente, a limpeza deve durar em torno de 20 a 30 segundos", explica Raquel Muarrek. Segundo ela, ao abrir a torneira, é importante evitar muito contato com a pia. Ensaboar a palma da mão e o dorso da mão esquerda é o segundo passo. Em seguida, deve-se fazer o mesmo processo na mão direita.


Para limpar melhor toda a região, entrelace os dedos com uma mão sobre a outra e esfregue o dorso com as palmas, em movimentos de vai e vem. Depois, esfregue um polegar de cada vez.


Assim que fizer isso, cautelosamente, higienize as unhas da mão esquerda com a palma da mão direita e realize o mesmo procedimento com as unhas direitas na outra mão. Esfregue também o punho esquerdo e, logo depois, o direito.


Por fim, enxague bem todo o sabão das mãos. Se possível, seque as mãos com papel toalha descartável e jogue fora o material em uma lixo com tampa. Mesmo com as mãos limpas, também é recomendado evitar tocar o rosto com frequência.


Prevenção contra o coronavírus


Além da limpeza das mãos, ainda existem outros cuidados indicados para a prevenção contra o novo coronavírus. De acordo com as orientações do Ministério da Saúde e da Organização Mundial da Saúde (OMS), as outras medidas de proteção são:


  • Cobrir a boca com a curvatura do cotovelo quando for tossir ou espirrar

  • Evitar quaisquer aglomerações se estiver doente

  • Não compartilhar objetos de uso pessoal

  • Manter os ambientes ventilados

  • Usar álcool em gel na falta de água e sabão, como forma de manter as mãos devidamente limpas.

Fonte: minha vida

17 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page