Depilação em casa: cuidados com a pele antes eliminar os pelos das pernas


Confira como preparar a pele antes de usar o creme depilatório ou a cera de depilação. Na sequência, uma indicação de produtos que são aliados nesse processo


Com o isolamento, a tendência é desenvolver cada vez mais a proatividade na hora de cuidar da beleza. O que antes era feito no salão de cabeleireiro, por profissionais, agora tem de ser absorvido e praticado em casa. E as palavras de ordem nesse caso são: informação e cuidado.


Especificamente sobre a depilação para a perna, com cera ou creme, mas seja qual for a área a ser depilada, o primeiro passo é sempre o mesmo: ler com atenção as instruções de uso na embalagem do produto ou no site do fabricante. Não, não vale dizer que você já sabe o que está escrito, ou que ler “bula” é chato (rs). As instruções são a principal parceira nesse ritual. No caso do creme ou da cera, elas são práticas, objetivas e tiram muitas dúvidas, evitando que você coloque sua pele em risco. Feito isso, hora de começar!


Preparação 72 horas antes


O ideal é começar a esfoliar a pele três dias antes de fazer a depilação, para eliminar a pele morta e ajudar a desencravar pelos que estejam superficialmente obstruídos. Como escolher o esfoliante? “Prefira os livres de xenobióticos, como óleos minerais, parabenos e propilenoglicol, para preparar melhor a pele”, orienta Isabel Luiza Piatti, consultora em estética e inovação cosmética. Com relação a hidratação, reforce-a ainda mais dois dias antes da depilação para que ela mantenha a maciez e do brilho de sempre. Quanto ao sol, evite se puder na área a ser depilada para minimizar os riscos de surgimento de manchas.


Outro aspecto que pode fragilizar a pele é o uso de cremes com ácidos. Suspenda-os 72 horas antes da depilação. E, claro, você já sabem: tiver qualquer erupção, alergia ou machucado na pele, mesmo que pequeno, aguarde a pele se recuperar e só então faça a depilação.


MAIS SOBRE DEPILAÇÃO


Escolhas da semana: esponjas e escovas para fazer esfoliação a seco


No dia da depilação


Sabe aquela dúvida: tomo banho antes ou depois da depilação? Então, se depender dos especialistas, o banho vem antes. “Água e sabonete são insubstituíveis para garantir a eliminação de qualquer microorganismo que possa provocar infecções”, informa Isabel Luiza Piatti. De preferência, use um sabonete não hidratante e, se possível, deixe a água morna. Ela vai ajudar a abrir os poros e facilitar a saída dos pelos. No dia, evite também passar produtos oleosos nas pernas que prejudicam o efeito do creme e dificultam a aplicação da cera. Feita a depilação, se tiver, use uma loção calmante e deixe a pele descansar. Ela estará linda, saudável e lisinha no dia seguinte.


Fonte: revista marie claire

4 visualizações0 comentário