top of page

Medicina ayurveda: o que é, para que serve e como funciona


Desenvolvida na Índia, esta filosofia médica busca alinhar mente, espírito e corpo para o tratamento de doenças


O que é medicina ayurveda


A medicina ayurveda (ou ayurvédica) é uma filosofia médica oriental desenvolvida no subcontinente indiano há milhares de anos, que tem como objetivo os cuidados com a mente, o espírito e o corpo do indivíduo.


"O significado de Ayurveda está associado ao conhecimento da vida, pois trata do que é bom e ruim, de uma vida de felicidade e infelicidade, do que promove ou não o desenvolvimento, da medida exata das coisas e da natureza", explica Vanessa Scapini, diretora da escola Prema Om, instituto dedicado à medicina ayurvédica.


Para que serve a medicina ayurveda


Segundo a Associação Brasileira de Ayurveda (ABRA), essa filosofia médica possui dois objetivos principais: preservar e promover a saúde das pessoas saudáveis, e curar as doenças dos pacientes. "Afirma-se que o ayurveda busca prevenir o adoecimento e tratar as pessoas em processo de adoecimento físico e mental", afirma Aderson Moreira da Rocha, médico de família, especialista em Ayurveda e diretor científico da ABRA.


O que a medicina ayurveda pode tratar


Não existe limitação para o tratamento de doenças com o uso da medicina ayurvédica. Desse modo, é possível recorrer ao método para o tratamento de gripe, resfriado e até mesmo quadros mais graves, como câncer e depressão, entre outros.


Como funciona a medicina ayurveda


Para a medicina ayurveda, o adoecimento é provocado pelo desequilíbrio dos chamados doshas - uma espécie de "humores". Os doshas são classificados em três. São eles:

  • Vata (espaço e ar)

  • Pitta (fogo e água)

  • Kapha (terra e água).

Segundo Vanessa, todos possuem os três doshas no corpo físico e dois mentais - sendo um deles mais evidente, dependendo não só da constituição física da pessoa, mas também dos desequilíbrios e desarmonias que ela está apresentando no momento. Com esse raciocínio, o tratamento ayurvédico inicia uma combinação de alimentação e rotina diária, junto com outros procedimentos para cada pessoa.


"Saber o que comer e quando comer é uma pequena ação que precisa de um conhecimento da sua própria funcionalidade. É levado em conta a idade da pessoa, a estação do ano; então, a alimentação para cada pessoa é diferente. Para tratar as doenças, a medicina ayurveda usa essa visão, levando em consideração quando começou a queixa principal e quais são suas características. Assim, é montada uma linha de raciocínio para ver onde o desequilíbrio está instalado, a fim de corrigi-lo", diz Vanessa.


O que a medicina ayurveda usa


Para atingir um tratamento eficaz, a medicina ayurveda usa alguns pilares essenciais à filosofia médica, como sono, alimentação, atividade física e sexualidade. Além disso, de acordo com o médico Aderson Moreira da Rocha, ferramentas terapêuticas também podem ser utilizadas para trazer o equilíbrio corpo-mente ao indivíduo. São elas:

  • Rotina diária individualizada

  • Uso de medicamentos (de origem vegetal, mineral e animal)

  • Orientação da dieta

  • Oleação (massagens com óleos vegetais)

  • Sudação (técnicas que ajudam a equilibrar os Doshas e eliminar toxinas)

  • Yoga

  • Meditação

  • Desintoxicação

  • Bio-purificação

Posso combinar a medicina tradicional com a ayurveda?


É possível fazer a combinação da medicina tradicional (alopatia) com a ayurveda. "Tratamos muitos pacientes com doenças graves, como câncer, associando as duas racionalidades médicas. Esta abordagem integrativa melhora a qualidade de vida do paciente", esclarece Aderson.


Quanto tempo leva o tratamento com a ayurveda


A resposta do tratamento com a medicina ayurveda, assim como outro qualquer, depende de cada pessoa. ?O processo do adoecimento é individual, assim como a resposta terapêutica. Muitas vezes, o paciente leva vários anos para chegar àquele desequilíbrio corpo-mente. Isto requer um tratamento mais prolongado. Porém, outros pacientes com apenas 30 dias de tratamento já observam uma ótima resposta terapêutica, com uma melhora importante do quadro clínico?, aponta Aderson.


Para quem é indicado a medicina ayurveda


Qualquer pessoa pode obter o tratamento com a medicina ayurveda, sem restrição de idade ou gênero. "Todos os seres humanos se beneficiam da visão integrativa da Medicina Indiana. Como nós trabalhamos com a Medicina Integrativa, associamos a sabedoria das terapias orientais com as evidências da ciência ocidental", diz Aderson.


Contraindicação da medicina ayurveda


Em geral, não existe nenhuma contraindicação em relação ao tratamento com a medicina ayurveda. O que pode haver são restrições individuais. "Cada caso é um caso e deve ser analisado pelo profissional ayurvédico. Por exemplo, trabalhamos com plantas medicinais que apresentam indicações, contraindicações, doses terapêuticas e possíveis efeitos adversos", explica Aderson.


Quem pode praticar a medicina ayurveda


Atualmente, os profissionais que desejam exercer a medicina ayurveda devem ter uma capacitação adequada em cursos de formação relacionados à filosofia médica. A ABRA, por exemplo, promove cursos específicos e é possível encontrar alguns deles no site da associação.


"Na Índia, a ayurveda é uma medicina. Aqui no ocidente, recebemos a ayurveda como terapia. Assim, os cursos formam terapeutas e não médicos. Uma boa indicação é importante para reduzir os possíveis enganos. Investigar o estabelecimento em que o terapeuta atua, qual sua formação e quanto tempo tem de experiência também pode ajudar. Não significa que uma pessoa que teve sua formação recente não seja qualificada", aconselha Vanessa Scapini.


Fonte: minha vida

106 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page