top of page

O que causa a micose de unha?


Também conhecida como onicomicose, o problema é mais comum em adultos


Você sabia que os fungos, vírus e bactérias estão presentes em diferentes superfícies e lugares, inclusive no corpo humano? Nem todos os micro-organismos são maléficos como as pessoas podem pensar, pelo contrário, existem grupos inteiros que são importantes para o bom funcionamento do organismo.


Porém, quando os micro-organismos ruins entram em contato com o corpo e o sistema imunológico não consegue combatê-los, algumas doenças infecciosas podem acontecer. Quando se trata dos fungos, por exemplo, uma das ocorrências mais comuns é a onicomicose, também conhecida como micose de unha


Isso mesmo! A principal causa da micose de unha, seja dos pés ou das mãos, é a infecção por fungos. A micose é ainda mais frequente em pessoas com psoríase, diabetes e doenças cardiovasculares


É importante frisar que esses micro-organismos também são responsáveis por infecções que causam outros tipos de micoses, caso das que atingem a pele e os cabelos.


Como acontece a transmissão?


A micose de unha é facilmente transmitida, isso porque os fungos conseguem permanecer em superfícies por bastante tempo. Então, ao encostar em algum objeto contaminado, a infecção pode ocorrer, bem como em caso de contato direto com o solo ou de pessoa para pessoa.


Além disso, os fungos têm proliferação rápida, principalmente em ambientes úmidos, escuros e quentes, por esse motivo não é incomum que atletas, além de frieiras, que também pode ser um tipo de micose, tenham o problema, já que a combinação suor e calçados fechados é constante.


Sendo assim, manter os pés secos e higienizados, e não compartilhar toalhas, chinelos, sapatos, meias e demais objetos de uso pessoal é fundamental para evitar a contaminação. Vale lembrar que somam-se a essa lista itens de manicure, caso da lixas e alicate


Qual é o tratamento para micose de unha?


Por serem micro-organismos vivos, os fungos se alimentam da queratina presente nas unhas e na camada exterior da pele, mas podem se alocar em partes diferentes das unhas, isto é, tanto na parte visível quanto na camada interna.


Quando a infecção está instalada, o aspecto da unha muda, servindo de alerta para a busca por ajuda de um dermatologista. Portanto, atente-se a sinais como:

  • Unhas espessas (mais grossas)

  • Descolamento

  • Alteração da cor (aspecto amarelado ou esbranquiçado)

  • Unhas frágeis e quebradiças.

O tratamento da micose de unha pode ser feito de diferentes maneiras, com uso de cremes, soluções e esmaltes antifúngicos, que podem ser uma opção eficaz para tratar a micose.


Fonte: minha vida

3 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page