O que fazer se comi demais em uma festa?


Cuidado ao compensar exageros de festas como a Páscoa; o ideal é buscar mais consciência alimentar para uma alimentação saudável


A Páscoa, enfim, chegou! Época de reunir a família, crianças brincando pela casa, mesa repleta de comidas deliciosas e de sobremesa o tão esperado ovo de Páscoa. Muito provavelmente você deve ter aberto algum ovo de chocolate e a degustação começou antes do dia tradicional, correto?


Os chocolates são, de fato, o tema central da Páscoa e, por onde andamos, encontramos expostos ovos lindos, caixas de bombons com recheio diversos, trufas e até as barrinhas de chocolate tradicionais parecem mais atraentes.


É tão difícil resistir às tentações que acabamos nos excedendo e comendo mais do que "deveríamos". Daí, o sentimento de culpa e o medo de engordar geram a ideia de compensar o excesso, fazendo com que busquemos qual dieta fazer para perder peso rapidamente.


Para lidar com isso, muita gente faz restrições alimentares antes, outras depois com o raciocínio de praticar a compensação alimentar. Essa pode até parecer a melhor solução, mas, acredite, para o seu estado físico, metabólico e mental, essa não é a opção mais assertiva.


Como fazer, então, se eu comi demais e engordei alguns quilos?


Em primeiro lugar, não devemos nos privar de comer chocolate ou outro alimento em virtude de não querer engordar. A partir do momento em que passamos a adquirir um novo comportamento alimentar, respeitando a nossa fome biológica, reaprendendo a perceber os sinais de saciedade e a diferença entre "vontade", "fome biológica" e "fome emocional", é muito provável que os excessos não ocorram.


Sabe por quê? A privação alimentar gera mais fome, leva ao pensamento fixo em comida e ocasiona um maior desejo por doces e comidas mais calóricas. O ciclo de excessos alimentares e restrições gera grandes prejuízos à saúde física e mental.

Hoje sabemos que o comportamento alimentar compulsivo começa com a restrição alimentar. Essa mentalidade prejudica todo o metabolismo corporal, fazendo com que a cada dieta fique mais complicado perder peso e passemos a engordar ao invés de emagrecer.


Como assim, nutri, dieta engorda? Do ponto de vista metabólico e mental, sim, a prática de dietas favorece o