Ovo ou frango para emagrecer e ganhar massa muscular?



Não é nada incomum encontrar quem use ovo ou frango em dietas para emagrecer ou ganhar massa muscular. Afinal, ambos fazem parte do grupo das proteínas magrase são consideradas proteínas de alto valor biológico.

Vale lembrar que as proteínas são um nutriente essencial para a sobrevivência do organismo, além de serem importantes para a construção muscular e darem saciedade ao corpo.


Mas algumas pessoas ainda podem ter algumas dúvidas sobre esses alimentos. Por exemplo, é para comer o ovo inteiro ou só a clara? E será que qualquer tipo de frango serve? Ou é só o peito de frango mesmo?


Os variados tipos de frango

Vamos conhecer os valores nutricionais por 100 gramas dos alimentos, para facilitar na hora de fazer a comparação. Aqui, vale destacar que em nenhum tipo de carne ou no ovo há uma quantidade significativa de carboidratos.

Coxa de frango

Em 100 gramas de coxa de frango com pele encontra-se em média 160 calorias, 17 gramas de proteínas e 10 gramas de gorduras.

Na mesma porção de uma coxa de frango sem pele, as calorias caem para 120, as proteínas continuam em 17 gramas e as gorduras descem para 4 gramas.


Ou seja, não é à toa que a orientação é comer o frango sem pele. A redução nas calorias e gorduras vai fazer uma boa diferença para a boa forma e para a saúde cardiovascular.


Peito de frango

Já o peito do frango, que é a parte mais nobre do animal e a preferida de quem treina ou quer emagrecer, tem 119 calorias, 21 gramas de proteínas e 3 gramas de gorduras.

As calorias são praticamente as mesmas da coxa sem pele. Além disso, há um pouco mais de proteínas e um pouco menos de gordura.


Assim, o peito de frango aparece ligeiramente à frente como a melhor alternativa. Entretanto, se o dinheiro estiver mais curto, a coxa de frango sem pele também funciona como uma boa opção.


Sobrecoxa de frango

Outro corte do frango que merece a nossa atenção é a sobrecoxa. A versão sem pele tem 160 calorias, 18 gramas de proteínas e 10 gramas de gorduras. Já 100 gramas de sobrecoxa com pele possuem 255 calorias, 16 gramas de proteínas e 21 gramas de gorduras.


Observe que a sobrecoxa de frango sem pele tem a mesma quantidade de gorduras que a coxa de frango com pele. A sobrecoxa é naturalmente mais gorda, as suas fibras têm mais gorduras entremeadas. Então, mesmo que você retire a pele, ele continua com muitas gorduras.


E quanto ao ovo?


Para facilitarmos a comparação, vamos continuar olhando as porções de 100 gramas. Observe que 100 gramas não é o mesmo que uma unidade de ovo ou de clara de ovo.


Pois bem, 100 gramas de um ovo inteiro trazem 143 calorias; 13 gramas de proteínas e 9 gramas de gorduras. Por sua vez, 100 gramas de clara de ovo possuem 59 calorias; 13 gramas de proteínas e 0 de gorduras.


Ou seja, ao descartar a gema do ovo, perde-se um pouco de proteínas e elimina-se uma baita quantidade de gorduras. Com suas proteínas de qualidade, menos gorduras e menos calorias, a clara de ovo é uma boa opção para quem está restringindo calorias ou gorduras na dieta.


Mas, nada de comer ovo cru, certo? A absorção dos nutrientes do ovo cru é pior e há o risco de desenvolver uma infecção por salmonella, o que pode ser perigoso.


Para o pós-treino

Na refeição pós-treino é preciso consumir carboidratos de alto índice glicêmico e proteínas de alto valor. Além disso, é importante tentar minimizar o máximo possível a ingestão de fibras e gorduras, que vão tornar a absorção dos alimentos mais lenta, algo que não queremos neste momento.


Assim, as melhores opções para comer após o treino são a clara de ovo, o peito de frango ou a coxa de frango sem pele.


Cuidado na hora de preparar


Não adianta escolher a clara do ovo, o peito de frango ou a coxa de frango sem pele e cozinhar com um monte de óleo, azeite ou outro tipo de gordura.

Isso vai aumentar o teor de gorduras e de calorias do alimento, pois cada grama de gordura carrega nove calorias. O ideal é grelhar ou assar o frango e cozinhar o ovo (ou a clara) sem adicionar gorduras.


Fonte: mundo boa forma

12 visualizações0 comentário