Pistache: benefícios para a saúde e cuidados ao consumir


A oleaginosa melhora o trânsito intestinal, contribui para o controle glicêmico e muito mais


O que é pistache?


O pistache é uma oleaginosa que pertence à mesma família de outros frutos, como as amêndoas, castanhas e nozes. Ele é originária do sudoeste asiático e seu nome refere-se não somente ao fruto, mas também compreende a árvore, que pode atingir entre 5 e 7 metros de altura.


A coloração verde e roxa característica do pistache é resultado da presença de luteína e antocianina na composição do alimento.


Benefícios do pistache

  • É rico em fibras

  • Age na saúde dos olhos

  • Fonte de nutrientes importantes

  • Ajuda no controle dos níveis de glicemia

  • Possui alta concentração de antioxidantes

  • Auxilia no controle de peso e promove saciedade.

É rico em fibras: o pistache também é um alimento muito saudável para o intestino devido sua alta concentração de fibras. Uma porção de aproximadamente 30 gramas fornece 3 gramas de fibra dietética, ou aproximadamente 12% da recomendação diária.


Age na saúde dos olhos: a presença da luteína é importante para a saúde da visão e da pele. A retina possui altas concentrações de luteína e zeaxantina, carotenoides envolvidos na fotoproteção dos olhos. E a luteína pode prevenir os danos dos raios ultravioleta na pele.

Fonte de nutrientes importantes: o pistache possui um perfil de ácidos graxos benéficos para a saúde cardiovascular, assim como proteína, fibras, potássio, magnésio, vitamina K e inúmeros fitoquímicos. Entre as castanhas, o pistache contém maior teor de potássio, y-tocoferol, fitosteróis e carotenóides.


Ajuda no controle dos níveis de glicemia: a adição de pistache em refeições de alto índice glicêmico poderia diminuir a resposta glicêmica pós-refeição. Pesquisas mostram que o perfil de nutrientes do pistache, incluindo proteínas, gorduras saudáveis e fibras, podem ajudar nesse controle glicêmico.


Possui alta concentração de antioxidantes: estudos sugerem que o pistache ajude na atividade antioxidante e anti-inflamatória, no controle glicêmico e na função endotelial. Quando consumido com moderação, ele ajuda também no controle de peso, por conta de seu efeito na manutenção da saciedade.


Auxilia no controle de peso e promove saciedade: quando pistaches são consumidos, os níveis desses antioxidantes sobem no sangue. Os antioxidantes protegem o corpo dos danos causados pelos radicais livres. Antioxidantes como a vitamina E e carotenoides (betacaroteno e luteína) ajudam a proteger as células. Eles também ajudam a prevenir a oxidação do colesterol LDL, a inflamação e a sua deposição nos vasos causando doenças cardiovasculares, por exemplo.


Quantidade recomendada de pistache


Cada tipo de castanha possui uma mistura diferente de nutrientes, portanto o melhor é consumir uma variedade.


Não existe uma recomendação para o consumo de pistache. O sugerido seria o consumo de aproximadamente 20 a 30 gramas de castanhas por dia, que pode ser feito nos lanches, por exemplo.


Onde encontrar pistache para comprar


É possível encontrar pistache para comprar em mercados, lojas de produtos naturais ou na internet. Em média, 100 gramas da oleaginosa custa R$ 15.


Na hora da compra, prefira os pistaches com casca, sem sinais de mofo, umidade ou com danos causados por insetos. Assim, o risco de adquirir um pistache contaminado por aflatoxinas é menor. As aflatoxinas são substâncias produzidas por fungos, que contaminam os alimentos, sem modificar o sabor, e se consumidas constantemente em longo prazo podem aumentar o risco de câncer de fígado.


Fonte: minha vida

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