top of page

Plant-based: saiba quais alimentos incluir nesta dieta


A dieta plant-based se baseia no consumo de alimentos in natura, e beneficia a imunidade de quem adere


A dieta plant-based é um tipo de dieta relativamente nova, baseada em alimentação natural, bem variada e colorida. Nela, se prioriza o consumo de alimentos de origem vegetal, sempre o mais natural possível e o mais perto da sua forma original.


Com muitos alimentos coloridos, a dieta preza por alimentos orgânicos e com produção sustentável. Pode ocorrer a redução do consumo ou até mesmo a eliminação de alimentos de origem animal.


Todos os alimentos industrializados, ultra processados, produzidos com farinhas refinadas e açúcares são retirados da alimentação.


É bem importante que aquele que decidir por este tipo de alimentação seja orientado para que haja equilíbrio na rotina alimentar e não desencadeie carências nutricionais.


O que comer na dieta plant-based


Para iniciar este tipo de dieta é fundamental estar consciente de que a ingestão de alimentos precisa ser bem variada. Isso significa incluir os cereais, raízes, grãos, oleaginosas, frutas, verduras e legumes, pensando sempre que, quanto mais cores diferentes, mais nutrientes diferentes serão consumidos.


Para que todas as necessidades diárias possam ser supridas, é preciso que haja uma adequação entre qualidade e quantidade dos alimentos. Também deve haver algumas associações de nutrientes que favoreçam a absorção, como exemplo, fontes de ferro vegetal com fontes de vitamina C.


Uma das grandes preocupações é em relação à necessidade proteica. Ainda que se retire toda proteína animal, vale reforçar alimentos como:

  • ervilha

  • lentilha

  • feijões

  • grão-de-bico

  • soja

  • cogumelos

  • tofu

  • quinoa

  • semente de abóbora

  • amendoim

  • castanhas

Pensando no ferro, vegetais verdes escuros associados a um tempero de salada feito com limão, ou a uma sobremesa de frutas mais cítricas como abacaxi, mexerica, laranja, morangos, já auxiliam nesta questão.


Benefícios da dieta plant-based


A dieta pode contribuir bastante para o sistema imunológico, já que nela se inclui grande variedade de alimentos ricos em vitaminas, minerais, antioxidantes e elementos funcionais, princípios bioativos.


A plant-based também beneficiar hipertensos e aqueles que possuem problemas cardiovasculares, por exemplo.


Cuidados


Um ponto que deve ser observado nesta alimentação, caso seja estritamente de origem vegetal é a vitamina B12, encontrada principalmente em produtos de origem animal. Por isso, caso opte pela dieta plant-based, busque um profissional que avalie a opção de fazer suplementação do nutriente.


Fonte: minha vida

9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page