top of page

Por que você deve ter uma solução de limpeza para higienizar suas lentes de contato?

Ao contrário do que muitos pensam, não é recomendado limpar as lentes com água ou soro fisiológico

Segundo a Sociedade Brasileira de Lentes de Contato, Córnea e Refratometria (SOBLEC), estima-se que dois milhões de brasileiros usem lentes de contato. Além de ser um ótimo recurso para corrigir a visão em casos de miopia, hipermetropia e astigmatismo, o uso de lentes também pode ser indicado para o tratamento de algumas doenças oculares e após procedimentos cirúrgicos.


Apesar da praticidade das lentes de contato, um ponto é muito importante em relação à segurança de quem as utiliza: a devida higienização. Ainda de acordo com a SOBLEC, cerca de 90% das infecções em usuários de lentes de contato são causadas por bactérias, muitas vezes decorrentes de limpeza e desinfecção incorretas.


Portanto, para que as lentes de contato possam ser aproveitadas da melhor forma, é fundamental cuidar de sua manutenção, além de respeitar o prazo de validade do produto. Higienizar adequadamente as lentes e o estojo onde elas são armazenadas também evita que micro-organismos externos entrem em contato com os seus olhos.


Mas você sabe a maneira correta de fazer a limpeza de suas lentes?


Higienização correta


Ao contrário do que o senso comum diz, o soro fisiológico não é adequado para a higienização das lentes, uma vez que ele não possui agentes aprovados para lubrificar, limpar e desinfetar o material. O uso de água para a limpeza e armazenamento das lentes, por sua vez, é ainda mais grave. Isso porque o elemento pode conter micro-organismos nocivos à visão, como a Acanthamoeba, que é frequentemente associada a infecções da córnea.


Sendo assim, é muito importante utilizar apenas soluções de limpeza específicas, desenvolvidas para cumprir corretamente as etapas de limpeza, remoção de resíduos, desinfecção e hidratação das lentes de contato.


Um exemplo é a Solução Multiuso Renu Fresh, voltada para todas as lentes de contato gelatinosas. Trata-se de uma solução multiuso que combina 6 propriedades em um só produto, tais como:


Limpeza e remoção de impurezas

Desinfecção

Conservação das lentes em condições ideais

Hidratação

Lubrificação

Remoção de proteínas.


Este último tópico é importante porque, como a superfície do olho é composta por água, gorduras e proteínas, é comum que as lentes sejam contaminadas por seus resquícios. Portanto, é indicado higienizá-las antes e depois do uso, com um produto capaz de remover todas as impurezas, como Renu Fresh.


Mas não é só na hora da limpeza que ter uma solução multiuso pode ajudar. Ao retirar as lentes de contato e devolvê-las ao estojo de armazenamento, vale a pena deixá-las mergulhadas na solução, por pelo menos 4 horas, já que esse é o tempo de ação mais rápido do mercado. Essa etapa ajuda a mantê-las conservadas, hidratadas e lubrificadas para o próximo uso.


O ideal é que o oftalmologista indique o melhor tipo de solução para cada paciente de acordo com seu estilo de vida. Por isso, se estiver em dúvida, converse com o especialista para saber como cuidar das suas lentes da forma mais segura.


Cuidados adicionais


Além do uso de soluções feitas para a higienização das lentes, também é importante lavar as mãos com água e sabão neutro antes de colocá-las ou retirá-las dos olhos. Depois disso, basta pingar algumas gotas da solução de limpeza em cada lado das lentes e friccionar levemente com os dedos, por alguns segundos, para eliminar resíduos de sua superfície.


Verifique a instrução de uso de sua solução multiuso para ter mais detalhes.


O estojo onde as lentes de contato são armazenadas deve ser higienizado pelo menos uma vez por semana com a mesma solução usada para a limpeza delas. Neste caso, o uso da água da torneira também não é indicado, já que micro-organismos presentes no líquido podem se alojar no estojo e colocar a saúde dos olhos em risco.


Além disso, é recomendado deixar que o estojo seque naturalmente, sem o uso de toalhas ou papel, já que esses também podem contaminá-lo. O ideal é que a troca do acessório seja feita uma vez por mês, para que ele não se torne um agente de contaminação.


Fonte: minhavida

10 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page