Qual aveia devo usar na minha dieta?


Com certeza você já sabe que a aveia é um alimento cheio de benefícios. Mas qual aveia usar na dieta? Isso porque quando saímos para comprar o cereal, encontramos diversos tipos de aveia e podemos ficar bem confusos na hora de escolher qual levar para casa.


Por exemplo, tem a farinha de aveia, o farelo de aveia, a aveia em flocos, a aveia instantânea, a aveia com sabor… Enfim, qual delas é a melhor alternativa para a alimentação? Vamos conversar sobre isso agora!

  • Flocos de aveia

  • Farinha de aveia

  • Farelo de aveia

  • O cálculo dos carboidratos líquidos

  • Posso substituir uma aveia pela outra nos pratos?

  • Mais tipos de aveia

  • Vídeo


Flocos de aveia


Ela até passa por um certo processamento para ganhar a forma de flocos, porém é uma aveia integral, com todas as suas partes. Em 100 gramas de flocos de aveia há:

Calorias 340

Carboidratos 56 g

Fibras 10 g

Proteínas 16 g

Gorduras 6 g


Farinha de aveia


Se você bater os flocos de aveia no liquidificador, vai conseguir formar uma farinha que dá para usar em qualquer receita com farinha de aveia.


Entretanto, a farinha de aveia que compramos pronta é diferente. Isso porque às vezes a indústria alimentar descasca parte dessa aveia e/ou tira algumas porções. Então, normalmente o teor calórico da farinha de aveia industrializada difere um pouco.

Em 100 gramas da farinha de aveia industrializada há:


Calorias 360

Carboidratos 58 g

Fibras 7,2 g

Proteínas 16 g

Gorduras 6,8 g


A diferença para os flocos de aveia não é muito significante, mas existe.


Farelo de aveia


O farelo é a parte de fora do cereal, o que resulta em um produto da aveia com um perfil nutricional diferente dos flocos e da farinha. Ele contém expressivamente mais fibras e menos carboidratos. Além disso, seu índice glicêmico é mais baixo.

Em 100 gramas de farelo de aveia há:


Calorias 340

Carboidratos 42 g

Fibras 15 g

Proteínas 18 g

Gorduras 11 g


Ter mais fibras é algo bem interessante do farelo de aveia porque o nutriente ajuda a saciar mais rapidamente, contribui com a digestão e previne a prisão de ventre.


O cálculo dos carboidratos líquidos


As fibras são um tipo de carboidrato que o organismo não dá conta de digerir. Assim, para saber a quantidade de carboidratos que o corpo realmente vai absorver, precisamos calcular os carboidratos líquidos de um alimento.


Ou seja, subtrair a quantidade de fibras da sua quantidade total de carboidratos. Fazer esse cálculo também ajuda a entender qual aveia é mais interessante para a dieta. Essa conta mostra como os carboidratos líquidos do farelo de aveia são bem menores.


Enquanto o teor de carboidratos líquidos da aveia em flocos fica em 46 e o da farinha de aveia é de 50, o farelo de aveia tem 27 gramas de carboidratos líquidos.


Assim, o farelo de aveia pode ser uma possibilidade para quem segue uma dieta com restrição de carboidratos para perder peso. Aliás, sabia que ele é permitido até mesmo na rígida dieta Dukan?


Embora 27 gramas de carboidratos possam assustar, precisamos lembrar que 100 gramas de farelo de aveia é muita coisa. Ninguém vai consumir toda essa quantidade de farelo de aveia de uma vez só.


Por exemplo, para fazer uma vitamina normalmente, usa-se uma colher de sopa, que vai ter umas 7 a 10 gramas de carboidratos.


Posso substituir uma aveia pela outra nos pratos?


Se você for bater a aveia no liquidificador, dá certo sim. O farelo de aveia não tem uma consistência fininha como a farinha, mas quando o processamos no liquidificador, ele ganha pedaços menores e dá no mesmo.


Por outro lado, se a ideia for colocar a aveia por cima de um iogurte ou de uma fruta, você vai sentir uma diferença significativa na textura. Mas isso é apenas uma questão de adaptação.


Mais tipos de aveia


Há ainda a aveia instantânea, que normalmente é a farinha de aveia pré-cozida. O perfil nutricional deveria ser o mesmo, mas algumas fabricantes acrescentam açúcar.


Portanto, é muito importante que você confira a tabela nutricional e a lista de ingredientes no rótulo do produto antes de decidir qual aveia usar na dieta, para ver se ela não recebeu a adição de açúcar. Mas lembre-se: o açúcar pode aparecer sob vários nomes na lista de ingredientes.


Por exemplo, xarope de glicose, xarope de frutose, xarope de milho e demais xaropes, mel, palavras com a terminação “ose” e outros tipos de açúcar como açúcar invertido, açúcar mascavo e açúcar demerara também são açúcar.


Você também não pode deixar de checar o rótulo das aveias com sabor. Mas, cuidado para não cair para trás! Um exemplar de aveia com morango com chocolate contém açúcar, xarope, flavorizante e vários componentes industrializados.


Em 100 gramas, ela traz 412 calorias, 73 gramas de carboidratos com míseros 1,5 gramas de fibras, 9 gramas de proteínas e 9 gramas de gorduras. Ou seja, sua qualidade nutricional é bem mais baixa e todo o seu açúcar vai desperdiçar parte dos benefícios da aveia.


Assim, o ideal é consumir uma das três opções saudáveis de aveia sem adição de açúcar: farelo, floco ou farinha – a escolha depende dos padrões da sua dieta.


Então, se quiser, você pode colocar um pouquinho de cacau em pó, leite e morango fresco e natural picado, para dar um sabor à aveia de modo natural e mais saudável.


Fonte: mundo boa forma

3 visualizações0 comentário