top of page

Refrigerante


O refrigerante é uma bebida que mistura corantes, conservantes, açúcar, aroma sintético de fruta e gás carbônico. Surgiu em Paris no ano de 1676, em uma empresa que misturou água, suco de limão e açúcar, época em que não haviam descoberto a água misturada ao gás carbônico.


Em 1772, foram feitas experiências por Joseph Priestley, acrescentado gás em líquidos, mas foi comercializado somente em 1830.


O mercado oferece muitas variedades de refrigerantes, dentre os mais consumidos são os do grupo cola e guaraná, ricos em cafeína. Essa tem ação diurética, estimula o sistema nervoso central, diminuindo o sono e a fadiga. Os refrigerantes do grupo cola possuem em sua composição o ácido fosfórico, substância que pode prejudicar a fixação do cálcio.


O consumo da bebida tem crescido nos países desenvolvidos entre jovens e adultos e pode estar relacionado com a epidemia de obesidade. O refrigerante possui uma quantidade excessiva de açúcar, que além do sobrepeso, pode causar cáries, piorar quadros de gastrite, diabetes e níveis elevados de triglicérides.


9 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page