top of page

Sincronia entre crianças e cães favorece o desenvolvimento


Estudo analisou comportamentos de crianças e seus cães e os impactos no desenvolvimento infantil


Cachorros tendem a sincronizar mais o seu comportamento com as crianças da família, diz uma pesquisa estadunidense publicada na revista Animal Cognition e realizada pela Universidade do Estado de Oregon, nos EUA. O estudo buscou evidenciar os benefícios e impacto dos cães na qualidade de vida da família e no desenvolvimento das crianças por meio da análise do relacionamento e interação dos animais com os membros da família, desde os mais novos - bebês e crianças - até os adultos.


A pesquisa concluiu que as crianças tendem a sincronizar o seu comportamento com os respectivos cães. As pesquisadoras Shelby H. Wanser, Megan MacDonald e Monique Udell, recrutaram cerca de 30 jovens entre 8 e 17 anos para participarem dos testes com cães e suas famílias. A pesquisa visou focar especialmente em crianças e adolescentes com algum tipo de dificuldade de desenvolvimento, que corresponderam a 83% do estudo.


Os testes aconteceram em uma grande sala vazia, onde foram colocados no chão fitas adesivas com códigos de cores. Foi então dada instruções para as crianças e os jovens sobre como andar nas linhas com seu cachorro, sem coleira e de maneira padronizada, com o intuito de medir a sincronização dos dois.


A sincronização foi calculada com base em três critérios: a sincronia de atividades (quanto tempo o cão e a criança estiveram se movendo ou parados ao mesmo tempo); proximidade (tempo que o cão e a criança estiveram a menos de metro um do outro); e orientação (o tempo que o cão ficou orientado na mesma direção da criança).


O que descobriram foi que os cães exibiam uma taxa de sincronização comportamental com as crianças mais alta do que o esperado dentro das três variáveis.


Benefícios do pet para a criança


"A grande notícia é que este estudo sugere que os cães estão prestando muita atenção às crianças com quem vivem", disse Monique Udell, principal autora do estudo e especialista em comportamento animal do estado de Oregon. "Os cachorros respondem às crianças e, em muitos casos, se comportam em sincronia com elas, indicadores de afiliação positiva e base para a construção de laços fortes."


O estudo evidencia que os cães podem ajudar as crianças da família de diversas maneiras, como no desenvolvimento social - impactando na busca e aumento de atividades físicas, controlando a ansiedade - e até mesmo como uma fonte de apego em decorrência de mudanças nos hábitos da criança e nas estruturas familiares.


Por conta dos avanços, pesquisadores da Universidade do Estado de Oregon estão conduzindo novos estudos a fim de compreender melhor os aspectos e fatores que contribuem para as diferenças nos níveis de sincronia e no vínculo entre cachorros e crianças em comparação com cachorros e adultos.


"O nosso estudo sugere que, com alguma orientação, podemos garantir experiências de aprendizagem importantes e positivas para as nossas crianças e cães desde de muito cedo - o que pode fazer uma grande diferença nas suas vidas", declarou a pesquisadora Monique Udell.


Fonte: minha vida

7 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page